Politica de Comunicação nos campi

A equipe de comunicação do IFRJ visitou o Campus Arraial do Cabo ontem, 27, para apresentação da Política de Comunicação do Instituto, e foi recebida pelo diretor-geral David Aguiar, pelo coordenador de Extensão, Alexandre Mioth e pelos alunos do grêmio estudantil da unidade.

A coordenadora-geral de Comunicação Juliana Santos e o jornalista Jorge D’Moraes apresentaram também as atividades realizadas pela CGCOM diariamente, os projetos, e conversaram com os anfitriões sobre a necessidade de uma interação maior com todos os campi, no sentido de promover e aprimorar a divulgação e promoção de cada unidade.

Arraial do Cabo tem se destacado na produção de informações que subsidiam os jornalistas da CGCOM e contribuem ativamente para a divulgação das atividades realizadas pelo campus. Esse trabalho é coordenado na unidade pela servidora Verônica Trindade, que foi escolhida pelo diretor geral David Aguiar especialmente para o trabalho. “Os campi Pinheiral, com a servidora Greici Sousa, e Arraial do Cabo, com a Verônica, são os que mais se destacam em termos de divulgação institucional, seja nas redes sociais, portal do IFRJ ou imprensa local”, diz Juliana Santos, destacando que essa é uma consequência direta dos campi possuírem servidores trabalhando exclusivamente com o núcleo de comunicação.

A coordenadora-geral lembrou que os cargos de comunicação estão vedados de concurso público desde 2018, e a alternativa no momento para ampliar essa área de comunicação nos campi é identificar algum servidor local que tenha afinidade com a área ou o lançamento do edital de estagiários pelo campus. “Alguns campi como reitoria, Mesquita e São Gonçalo já lançaram seus editais com vagas para comunicação. Essas ações fortalecem a comunicação e a divulgação da imagem do IFRJ”, disse Juliana.

O jornalista Jorge D’Moraes lembra que as divulgações feitas em redes sociais são muito importantes, mas as matérias para o site, que visam o público externo de modo geral, é uma prestação de contas necessária à sociedade, que precisa saber como o IFRJ desenvolve suas obrigações no campo da Educação em cada uma das unidades.

A equipe da CGCOM contou também com o núcleo de audiovisual, Luis Costa e Polyanna Silva, que fizeram imagens da unidade.

A divulgação da Política de Comunicação é uma atividade desenvolvida pela CGCOM e que vai contemplar todos os campi. No mês de agosto, foram visitados os campi Duque de Caxias e Belford Roxo.

imagem mostra o campus duque de caxias, uma sala com os que participaram da reuniao
Duque de Caxias

uma sala com os participantes da reuniao em belford roxo citados na materia
Belford Roxo