Logo IFRJ

Palestra de inauguração do Curso de Gestão Ambiental

O auditório do Campus Arraial do Cabo foi palco da aula inaugural do Curso de Graduação em Gestão Ambiental, marcando um importante momento para a comunidade acadêmica. O evento contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas, incluindo estudantes, docentes e convidados. A atividade foi realizada no dia 05 de março. 

Apesar da ausência física do diretor geral, que estava em atividades em Brasília, sua presença foi marcada por uma mensagem em vídeo, na qual deu as boas-vindas aos presentes e destacou a relevância do novo curso para o campus e para a região. O diretor de ensino, Bruno Lima, cumprimentou os novos estudantes e enfatizou a importância desta nova jornada. "Sintam-se à vontade para aproveitar ao máximo essa experiência e contar com o nosso apoio sempre que precisarem'', concluiu Cavalcanti, transmitindo confiança e apoio aos recém-chegados. 

O coordenador do curso, João Gilberto, fez um agradecimento especial à equipe que participou da comissão de implantação do novo curso, reconhecendo o empenho e dedicação de todos os envolvidos.

Dra. Raquel Trevizam, palestrante do evento
Palestrante do evento 

A palestra, intitulada: "Admirável mundo novo! A transformação através da Gestão Ambiental'', foi ministrada pela Dra. Raquel Trevizam, especialista em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo (USP) e Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ). Sua apresentação proporcionou uma reflexão sobre os desafios e oportunidades relacionados à gestão ambiental, destacando a importância da sustentabilidade em todas as esferas da sociedade. 

Trevizam ressaltou a importância de cursos na área ambiental na região dos lagos. “A região dos Lagos é verdadeiramente um tesouro ambiental, com suas paisagens naturais deslumbrantes e uma biodiversidade única. No entanto, não podemos ignorar os desafios significativos que enfrenta, desde a pressão do desenvolvimento urbano até a ameaça da poluição costeira e a necessidade de uma gestão cuidadosa dos recursos naturais''. 

Com a adição deste novo curso de graduação, o IFRJ - Campus Arraial do Cabo completa a verticalização de sua oferta acadêmica na área ambiental, reforçando seu compromisso com a formação de profissionais qualificados e engajados na promoção da sustentabilidade. O curso seguirá os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), alinhando-se aos compromissos globais para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. 

 

Colaboração: Verônica Trindade Marques.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS