Logo IFRJ

Palestra direcionada aos alunos da pós-graduação é realizada no campus Volta Redonda

O campus Volta Redonda promoveu a palestra “Desafios e possibilidades no ensino de Ciências: análise de uma proposta intervencionista”, voltada aos alunos do curso de pós-graduação de Ensino de Ciências e Matemática, no dia 9 de fevereiro.

Durante a palestra ministrada por Luciano da Silva, especialista em ciências biológicas, foi apresentado aos alunos da pós-graduação o museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense (MICInense), localizado na Vila Maria, bairro periférico de Barra Mansa. O projeto tem como intuito levar a ciência para escolas onde o acesso a esse tipo de conteúdo é muito raro.

Foram apresentadas também a evolução desse projeto, desde o surgimento da ideia até a sua consolidação, sendo hoje um projeto de grande porte para a região. A palestra buscou motivar os alunos da pós-graduação, que também são professores da rede básica de ensino sendo, em sua maioria, professores de ciências e de matemática da rede pública para os níveis fundamentais e médio.

Para a coordenadora do curso de pós-graduação de Ensino em Ciências e Matemática, Raquel Giffoni, a palestra foi de extrema importância para que todos se sintam convidados a se apaixonar e encantar com a ciência: “Percebemos que com as parcerias institucionais, com vontade, com paixão e com um financiamento para a pesquisa, a gente consegue popularizar a ciência. Podemos ver que esse museu fica em um bairro periférico e que alunos que nunca tinham ido em um museu, agora possuem um em sua escola”. Segundo Raquel, o palestrante contou como tornou acessível as iniciativas de experimentação da ciência na prática e como elas podem ser utilizadas nas escolas.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS