Logo IFRJ

IFRJ firma acordo de cooperação técnica com São Pedro da Aldeia

O IFRJ, por meio do Campus Arraial do Cabo, firmou, na quinta-feira (09/09), um Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia. O objetivo da parceria é fomentar a qualificação profissional no município, com a oferta de cursos de formação, extensão e capacitação. 

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, explicou como funcionará a oferta de cursos. “As parcerias ampliam a atuação do instituto. Temos o campus no município de Arraial do Cabo, mas o entorno e municípios vizinhos também precisam ser atendidos. Além da oferta de cursos, essas parcerias geram ações de pesquisa, de ensino e de extensão nas cidades vizinhas. Hoje temos 15 unidades espalhadas pelo estado, com 16 mil matrículas de estudantes e mais de 400 projetos de pesquisa acontecendo”, contou. 

O prefeito, Fábio do Pastel, comemorou mais esse passo em direção a formação educacional de qualidade dos munícipes. “Agradeço a equipe do IFRJ e torço para que essa parceria gere ainda mais frutos, com profissionais mais qualificados e geração de renda no nosso município”, disse. 

O secretário de Agricultura, Trabalho e Pesca, Thiago Ribeiro, falou sobre o objetivo de capacitar a mão de obra local. “Conhecendo as necessidades da nossa cidade, estamos buscando trazer cursos que atendam as particularidades daqui. A parceria com IFRJ será um ganho muito importante”, afirmou. 

O diretor-geral do Campus Arraial do Cabo, Davi Barreto de Aguiar, informou que cerca de 150 alunos de São Pedro da Aldeia são atendidos na unidade. O campus oferta, principalmente, cursos de ensino médio integrado, como os de informática e técnico em meio ambiente. “Através do termo assinado hoje, a gente vai poder ampliar ainda mais as nossas ações de extensão em São Pedro da Aldeia para futuramente termos um núcleo, uma estrutura mais consolidada aqui no município. Lançamos hoje o fundamento para isso no futuro”, pontuou. 

Com informações e imagens da Prefeitura de São Pedro da Aldeia

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS