A História em tempos sombrios

O Campus Rio de Janeiro realizou a primeira aula do curso de extensão “Os desafios do ensino de História em tempos de conservadorismo”, no dia 19 de setembro. O projeto, organizado pela professora de História do Instituto, Pâmella Passos, é uma atividade fechada e tem como público-alvo licenciandos em História.

Serão cinco encontros, sempre às quintas-feiras, cada aula com um convidado diferente. O tema da primeira aula foi “Esperança em tempos de crise: o ofício do historiador no Brasil de hoje” e teve como convidado o vereador, doutor em História e professor do Colégio Pedro II, Tarcísio Motta.

Tarcísio dividiu a aula em dois momentos. No primeiro, parafraseou Paulo Freire: “Esperança é a capacidade de olhar e reagir àquilo que parece não ter saída”. Já no segundo, abriu um espaço para que os discentes presentes pudessem falar e debater questões relacionadas ao tema da aula.

Para Pâmella, Tarcísio foi a escolha perfeita para esse primeiro encontro. “Ele tem uma esperança na vida. Já passamos por algumas dificuldades, e ele guarda isso com ele”, disse.

Programação:

26/09 - “Cartografando Medos e Sonhos: linhas de fuga para tempos de exceção”

Convidada: Angela Carneiro - doutora em Psicologia Social e psicóloga

03/10 - “O anti intelectualismo ao longo da História: As batalhas de Clio”

Convidada: Adriana Facina - doutora em Antropologia Social e professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS)

10/10 - “Estado Laico - Políticas Públicas para Educação”

Convidada: Amanda Mendonça - doutora em Política Social e pesquisadora do Observatório da Laicidade/Universidade Federal Fluminense (UFF)

17/10 - “Táticas de (Re)invenção no cotidiano escolar: o desafio de sobreviver e sonhar”

Convidada: Nívea Andrade - doutora em Educação e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Colaboração: Fernanda Monteiro