Logo IFRJ

NEABI Inicia Atividades Semestrais com Enfoque em Identidade Racial e Cultura Afro-Brasileira

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Arraial do Cabo deu início às suas atividades semestrais, no dia 23 de fevereiro, colocando em pauta questões de identidade racial e cultura afro-brasileira. O evento, que ocorreu no auditório do campus, proporcionou um ambiente propício para reflexões e diálogos sobre experiências individuais e coletivas relacionadas à identidade racial.

A principal atividade do encontro foi uma roda de conversa que explorou o processo de heteroidentificação em bancas para acesso às ações afirmativas. Conduzida pelas professoras Cintia Paula Santos da Silva e Ana Paula Silva, essa discussão permitiu uma análise aprofundada dos aspectos e desafios enfrentados no reconhecimento e afirmação da identidade racial no contexto acadêmico e social.

Além disso, o evento contou com uma oficina de turbantes, ministrada por Alessandra dos Santos. Os participantes tiveram a oportunidade de mergulhar na história e no significado cultural dos turbantes dentro das comunidades afro-brasileiras, além de aprender sobre sua utilização como uma poderosa expressão de identidade e resistência cultural.

Para aqueles que não puderam participar deste encontro enriquecedor, o NEABI oferecerá uma nova oportunidade no dia 09 de março, às 11h, no auditório do Campus Arraial do Cabo. Ainda no mês de março, já está confirmado para o dia 22, às 9h, um CINEdebate, onde será exibido o filme "Medida Provisória", seguido por uma discussão sobre questões sociais contemporâneas.

Colaboração: Verônica Trindade Marques

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS