Logo IFRJ

Museu de Ciências Naturais Ipê-Amarelo do Espaço Ecológico Educativo completa 5 anos

O Museu de Ciências Naturais Ipê-Amarelo do Espaço Ecológico Educativo (EECoE) comemorou 5 anos de atividades no dia 03 de abril.

Inaugurado no dia 28 de abril de 2018, o museu é instrumento para atividades de educação ambiental, divulgação científica e promoção de ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo EEcoE.

A programação comemorativa contou com a inauguração de novas coleções, exposição audiovisual sobre a fauna local, experiência com o simulador de chuvas, dinâmica com jogos ecológicos, visita ao Jardim Sensorial, exposição de fotos com Aves do IFRJ – Campus Pinheiral, corrida de orientação e uma exposição interativa de Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC).

O museu expõe coleções de animais, que foram ampliadas em comemoração aos seus 5 anos; minerais; rochas; solos; carpoteca (coleção de frutos), sementeca (coleção de sementes), Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC) e um ambiente marinho. No dia 03, também foi inaugurada uma coleção de lamioteca com cortes histológicos de PANC.

A organização das atividades do evento comemorativo ficou a cargo das pesquisadoras e extensionistas Cristiana Couto, Vanessa Jacob, Gisele Santos, Gabriela Conceição, do pesquisador e extensionista Marlon Sarubi e do técnico Almir Ferreira.

Estudantes estagiários dos cursos de ensino médio técnico (Meio Ambiente e Agropecuária), graduação (Licenciatura em Ciências Biológicas e Agronomia) e pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade também participaram da organização. Sendo eles: Amanda Pires Lopes; Leandra Louyze de Souza Pereira; Julia Iost da Silva; Miguel Barros Peixoto de Oliveira; Lucas Magno de Mattos ; Gabriel Peres Veiga da Silva; Gabriely Pereira Freitas; Giovanna do Espírito Santo Pereira; Lavínia Andrade Pereira dos Santos; Ayrton Barroqueiro Gonçalves ; Ítalo Martins de Oliveira; Millene Cristina de O da Silva; Lucas Willian de Oliveira Corrêa; Ana Júlia Soares de Farias ; Carolina Paiva da Cunha ; Jessyca Corrêa de Paula; Fábio da Silva Gouvêa Júnior e Júlia Fleming Pimentel.

Além disso, destaca-se a parceria do Técnico Mauro Luiz Batista Junior com a exposição de fotos de aves do IFRJ - Campus Pinheiral e do professor Marcos Fábio Lima e sua equipe de estagiários do laboratório de Anatomia Animal. Eles realizaram a taxidermia dos animais, doados pelo Zoológico de Volta Redonda, que ampliaram a coleção de animais do museu: porco espinho; tamanduá mirim, tucano; sagui, jabuti e gavião asa de telha.

Agendamentos de visitas do público interno e externo ao EEcoE e também ao museu pelo formulário disponível no link.

Fonte: Ascom Pinheiral

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS