O Instituto Federal do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão

O ministro da Educação Camilo Santana confirmou ontem, 24 de julho, a implantação de um campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão. O protocolo de intenção para instalação da unidade foi assinado pelo ministro e pelo reitor do IFRJ, professor Rafael Almada.

Ainda no período da manhã, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, assinou o decreto de desapropriação do terreno da antiga fábrica de plásticos localizada na Av. Itaoca 1776, um dos acessos ao conjunto de Favelas do Alemão, Zona Norte do Rio.

Por volta as 11h, em um evento organizado pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e realizado na Praça do Conhecimento no Complexo do Alemão, o ministro da Educação, o reitor do IFRJ e o prefeito do Rio falaram diretamente à comunidade sobre essa conquista para a região.

Camilo Santana disse: “Quero em primeiro lugar trazer a todos os presentes um abraço do nosso presidente Lula e de nossa primeira-dama, a Janja.  Venho aqui hoje a pedido deles, para saldar uma dívida que o Estado brasileiro tem desde 2011 com a comunidade do Complexo do Alemão. Vamos disponibilizar todos os recursos necessários para essa conquista, que é de vocês”

Rafael Almada ressaltou a importância do momento. “É uma grande alegria estar aqui hoje para fazer esse anúncio. Trata-se de uma conquista sem precedentes, fruto de uma mobilização conjunta que teve início anos atrás, incluindo a força dos moradores daqui. E com essa desapropriação do terreno aumenta a mobilização de nossa comunidade acadêmica. Vamos tocar as obras e fazer o que for possível para que o mais breve possível estejamos com nossa unidade aqui, trazendo educação de qualidade para quem mais precisa”.

Já o prefeito Eduardo Paes enfatizou a luta dos moradores, “Mais do que ninguém o morador daqui sabe o que significa a ausência de política pública, de educação, de ações que visem ajudar os mais pobres. Temos aqui hoje uma ação de um governo que tem 6 meses, e já mostra a que veio. E, particularmente, esse evento aqui é fruto de um movimento popular, desenvolvido no Complexo pelas suas lideranças, que se articularam para chegar ao ministro e à primeira-dama Janja”.

Eduardo Paes com o microfone

A líder comunitária Tia Bete lembrou: “Estamos há mais de 12 anos lutando enquanto comunidade, através de seus coletivos, de cada morador, para ter uma unidade do IFRJ aqui. Lutamos porque entendemos que uma unidade dessas representa, além da sua atividade fim, a formação técnica e profissional do jovem, uma mudança na postura governamental perante as favelas. Mais educação e menos repressão”.

A obra em questão contempla execução dos blocos administrativo e pedagógicos, auditório, guaritas e urbanização do campus, com um valor estimado de R$ 25.000.000,00 (vinte cinco milhões de reais), e deverá ser executada conforme plano de execução físico financeiro plurianual e de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira das partes, com previsão de liberação imediata de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) via Declaração de Dotação Orçamentária.

O ministro teve a oportunidade de falar rapidamente com alunos do Instituto: Caio Lobo e Júlia Souza, do Campus Arraial do Cabo, Beatriz Nascimento, Eduardo Coutinho e Giovana Nascimento, do Campus Rio de janeiro e Neucimar Duarte, aluna do EJA do Campus Nilópolis.

Estiveram presentes, entre diversas autoridades, representantes da comunidade e dos institutos federais: O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira; a secretária de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, deputada federal Benedita da Silva, deputado federal Reymont, os líderes comunitários René Silva e Tia Beth, o reitor do IFF, Jefferson Manhães.

Pelo IFRJ: Luiz Fernando Silva Caldas, Diretoria Executiva (DER);  Igor da Silva Valpassos, Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROAD); Bruno Campos dos Santos, Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas (PRODIN); Ana Luisa Soares da Silva, Pró-Reitoria de Extensão (PROEX); Alessandra Ciambarella Paulon, Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROEN); Marcus Vinicius da Silva Pereira, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), Eládio Bandeira, da Assessoria Especial de Integração Sistêmica. Além de diretores-gerais de diversos campi.

alunos, pro-reitores e dirigentes do IFRJ posam em frente à nave do conhecimento

O IFRJ, instituição federal de ensino público e gratuito, atua em diferentes níveis e modalidades de ensino, com opções desde a formação inicial e continuada, passando pelo ensino técnico de nível médio, pela graduação e indo até a pós-graduação lato e stricto sensu. Com atuação em 14 municípios do Rio de Janeiro, hoje conta com mais de 16 mil estudantes e mais de 150 cursos.