IFRJ visita UNLP para reforçar laços de convênio

A Universidad Nacional de La Plata (UNLP) recebeu o reitor do IFRJ, Rafael Almada, e a diretora de Extensão Comunitária e Tecnológica da Pró-reitoria de Extensão, Pâmella Passos, na tarde do dia 19/02. O convênio entre a UNPL e o IFRJ já existe desde 2020 e a visita serviu para que as instituições pudessem conversar mais detalhadamente sobre a concretização de ações.

O reitor Rafael Almada também apresentou a organização do IFRJ em diversos campi, bem como falou da estrutura da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC).

Pela UNPL, estiveram presentes: Martin Lopez Armengol, presidente da UNLP; Ana Julia Ramirez, decana da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação; Ana Sofia Principi, prosecretária de Relações Institucionais da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação; e Agostina Curcio, diretora de Relações Internacionais.

“Tivemos uma reunião muito produtiva com a equipe da reitoria, onde formalizamos e fortalecemos os laços do convênio iniciado em 2020. Discutimos estratégias para fortalecer ainda mais essa parceria. Uma das possibilidades em destaque é o ensino da língua espanhola para nossos professores e estudantes. Agradeço imensamente pela recepção calorosa e pelo diálogo tão enriquecedor. Viva a troca de experiências latino-americanas!”, afirmou o reitor Rafael Almada.

Rodrigo Lemos, coordenador-geral de Relações Internacionais do IFRJ e um dos responsáveis por desenvolver as relações com a UNLP, destacou que esses laços entre o IFRJ e instituições argentinas são de suma importância para promover a troca de conhecimentos e experiências por meio de programas, projetos e iniciativas que ajudem a resolver problemas específicos nos países do Sul Global. “Historicamente, as pessoas cooperam porque percebem que os resultados obtidos coletivamente são melhores do que os que conseguiriam individualmente”, explicou.