Logo IFRJ

IFRJ participa de programa de Prevenção à Corrupção

O IFRJ aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), promovido pelas Redes de Controle do Brasil. O programa foi lançado em maio de 2021 e é conduzido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). A campanha, de caráter preventivo, tem o objetivo de avaliar as organizações públicas de todo o País, com o intuito de diminuir suas fragilidades, além de prevenir e combater a corrupção através da implantação de mecanismos de controle.

O programa tem como proposta auxiliar os gestores públicos na adoção de boas práticas, visando a melhoria contínua dos mecanismos antifraude e corrupção. É importante que o gestor tenha consciência de que toda organização está sujeita a atuação de pessoas dispostas a obter vantagens de maneira ilícita, motivo pelo qual deve ser estruturada para que possa prevenir novos casos de corrupção, detectar casos em que tenham ocorrido, ter capacidade de investigação e correção desses casos e, por fim, monitorar o sistema de integridade montado para que seja continuamente aprimorado.

A adesão do IFRJ envolve as suas 16 unidades, seus 15 campi e a reitoria, para que possam ser desenvolvidas medidas e ações para garantir o combate a corrupção nos procedimentos administrativos internos.

O sistema e-Prevenção é a principal ferramenta de análise do programa. Trata-se de uma plataforma informatizada que permite o mapeamento e diagnóstico das organizações públicas quanto à suscetibilidade à fraude e corrupção, por meio de um questionário autoavaliativo.

Essa plataforma é parte do “Programa Nacional de Prevenção à Corrupção”, uma iniciativa das Redes de Controle nos estados, e tem o objetivo de auxiliar o gestor a ter maior segurança para tomada de decisões, realização de pagamentos e assinatura de atos e contratos no que se refere a ocorrência de fraude ou de corrupção, derivadas de fragilidades estruturais em sua organização.

Durante os últimos dias, as equipes da reitoria participaram do diagnóstico de cada ação interna e identificaram as fragilidades de cada um dos procedimentos administrativos que envolve os gestores da instituição, desde os diretores, coordenadores, pró-reitores e o reitor. O formulário de avaliação do IFRJ foi finalizado na última segunda-feira, dia 20 de setembro.

“O IFRJ está engajado nesta campanha e já adotou algumas medidas desde sua adesão, como desenho dos fluxos de processos éticos, correcionais e mecanismos de denúncias, a edição do Manual de Conduta dos gestores, a divulgação permanente da agenda institucional com os compromissos da Alta Administração, a melhoria das informações e reformulação dos documentos divulgados nas plataformas e-SIC e e-OUV, entre outras ações. Desta forma, a participação no programa tem sido de grande relevância no aprimoramento contínuo dos mecanismos de prevenção e combate à corrupção no âmbito do IFRJ”, afirmou o reitor do IFRJ, Rafael Almada.

O selo de participante no site institucional atesta a adesão efetiva do IFRJ ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção e demonstra a contribuição da instituição na adoção e disseminação de boas práticas de gestão.

Saiba mais sobre o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC): https://www.rededecontrole.gov.br/.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS