IFRJ fará parte da revitalização da Estação da Leopoldina

Projeto prevê abertura de 1.500 vagas para cursos voltados à indústria criativa

O Governo Federal assinou um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura do Rio para fazer a revitalização do histórico imóvel da Estação da Leopoldina, na Avenida Francisco Bicalho. O anúncio fez parte do lançamento e apresentação do Programa de Democratização dos Imóveis da União, no dia 26/02, no Palácio do Planalto, em Brasília.

A parceria da prefeitura com a União prevê que parte do imóvel seja ocupado por cursos técnicos a serem criados pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Os cursos, explica o reitor do IFRJ, Rafael Almada, seriam voltados à formação de mão de obra na área de indústria criativa.

“Estamos desenhando uma proposta que prevê a oferta de 1.500 vagas. A ideia é formar esses estudantes para trabalharem na indústria criativa, que é uma vocação própria a cidade do Rio e também da Região Portuária”, esclarece Almada.

O acordo prevê que a Prefeitura do Rio ficará responsável pela reforma do imóvel. A cooperação técnica inclui ainda a área que compreende as linhas férreas da antiga estação de trem. Será um espaço de múltiplo uso, com ocupação habitacional e equipamentos sociais.

“Na prática, nós passamos a ter responsabilidade sobre aquele espaço. Já apresentamos, no ano passado, um projeto em que se previa a reforma do prédio da estação. A ideia é que ele seja ocupado, por exemplo, por escolas técnicas do Governo Federal. Também queremos fazer um centro de convenções, em parceria com o setor privado, ao lado do prédio antigo. E, na parte de trás, um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida, além da Cidade do Samba 2. Então, essa é a direção que vamos caminhar. Agora é detalhar projetos e avançar nisso. É uma grande conquista para a cidade”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Com informações da Comunicação da Prefeitura do Rio