IFRJ e SEEDUC-RJ discutem possibilidades de parcerias

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, se reuniu com o secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Alexandre Valle, na manhã de 29 de julho. O encontro aconteceu na sede da SEEDUC-RJ e também contou com a presença da pró-reitora de Extensão, Ana Luisa Lima, e do diretor-geral do Campus Arraial do Cabo do IFRJ, David Barreto de Aguiar.

O reitor apresentou ao secretário as ações e atividades do IFRJ no Estado do Rio de Janeiro e os cursos que são desenvolvidos na instituição, desde a formação técnica até a superior. O secretário apresentou as demandas da gestão atual da secretaria e o compromisso de fortalecimento da articulação entre a Rede Estadual e a Rede Federal.

Rafael reiterou que a Rede Federal precisa do diálogo com a Rede Municipal e a Rede Estadual: “Isso é necessário para que possamos nos fortalecer e atender a demanda da nossa sociedade. Hoje, na nossa gestão, sempre dialogamos com todos os gestores da educação e, assim, o IFRJ cada vez mais se coloca como referência no Rio de Janeiro”, afirmou Almada.

Na ocasião, o diretor-geral do Campus Arraial do Cabo apresentou o plano de expansão do campus, com as ações de infraestrutura e melhorias dos espaços. O secretário se colocou à disposição para auxiliar o campus na expansão.

O diretor David cumprimentou o empenho da reitoria em estar atenta às demandas dos campi. “Parabenizo à reitoria, que sempre esteve ao lado de todos os campi e sempre foi a ponte necessária para que possamos, no Campus Arraial, avançar nas melhorias que tanto precisamos. Quem ganha? Os nossos estudantes”, afirmou Barreto.

Ainda durante a visita, foi apresentada a elaboração de um plano de trabalho para um acordo de cooperação que envolverá o Instituto Federal do Rio de Janeiro e os educadores da Rede Estadual de Ensino, vinculada à Secretaria Estadual de Educação. Também foram previstas ações de Extensão no âmbito do IFRJ e da SEEDUC-RJ, como ferramentas de melhoria das atividades de ensino nas unidades. Foi pensada a possibilidade de criar ações de formação em municípios do estado. “A secretaria ficou muito receptiva em conhecer o nosso trabalho e compreender o quanto nossas ações podem ser alinhadas”, destacou Ana Luísa.

“Novas reuniões com as equipes pedagógicas serão realizadas para que possamos avançar no modelo da parceria e nas possibilidades de ação”, finalizou o reitor Rafael Almada, lembrando que o Instituto Federal Fluminense também foi convidado para participar desta parceria.

Fotos: Sandra Barros/Seeduc