IFRJ e IPPDH assinam carta de intenção para promoção de ações de direitos humanos

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, e a diretora de Extensão Comunitária e Tecnológica - DIPROEXT/PROEX, Pâmella Passos, participaram da cerimônia de posse da diretora Executiva do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos para o Mercosul (IPPDH), a brasileira Andressa Caldas. O evento aconteceu na manhã do dia 19/02, na sede do IPPDH, em Buenos Aires.

Estiveram presentes diversas autoridades diplomáticas do Mercosul, parlamentares brasileiros, setores dos movimentos sociais do Brasil e da Argentina. A nova diretora Executiva do IPPDH exercerá funções por dois anos e se torna a segunda mulher designada para dirigir o Instituto desde sua criação.

Ao assumir, Andressa expressou a importância de trabalhar na promoção e proteção dos direitos humanos com um olhar desde o Sul, e seu compromisso com aprofundar e fortalecer tudo o que se avançou em matéria de políticas públicas em direitos humanos na região.

Rafael Almada ressaltou o prazer de participar desse momento de posse de Andressa Caldas: “É brasileira, defensora dos direitos humanos, tem feito um trabalho tão bonito no Brasil e no Mercosul também, um pouco antes, participando das relações institucionais do IPPDH. E a gente está muito feliz do Instituto Federal do Rio de Janeiro assinar uma carta de intenção para que a gente possa desenvolver ações e potencializar na Rede Federal a questão dos direitos humanos. Eu acho que a educação tem um link muito forte com a questão dos direitos humanos. Então dou os parabéns e desejo sorte e sucesso na gestão da Andressa”, disse o reitor.

Andressa agradeceu a presença do reitor do IFRJ e o constante diálogo e trabalho, que culminou na assinatura da carta de intenção: “Essa assinatura é meu primeiro ato formal como diretora Executiva do IPPDH. Estou muito feliz porque, simbolicamente, esse vínculo com o Brasil, com as instituições de educação do Brasil e da região, vai ser uma marca dessa gestão que inicio. Então estou muito entusiasmada, otimista e desejosa que a gente já comece a trabalhar conjuntamente pela integração regional, pelos direitos humanos e pela educação pública de qualidade”, afirmou.

Almada explicou que o protocolo de intenção visa orientar ações em direitos humanos, fortalecendo a relação na educação profissional e tecnológica, começando pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro. A ideia é de potencializar essa iniciativa junto com a Rede Federal e outros institutos, marcando o início de uma estratégia fundamental para o fortalecimento dos direitos humanos na educação.

Pâmella Passos, diretora de Extensão Comunitária e Tecnológica da Pró-reitoria de Extensão e pesquisadora dos Direitos Humanos, disse que a assinatura deste protocolo marca o compromisso institucional com os Direitos Humanos, tanto na formação de gestores, quanto na formulação de Políticas Públicas para esta temática. “Ter um organismo do Mercosul caminhando lado a lado conosco é um fortalecimento nesta trajetória”, pontuou.

Sobre o IPPDH – O Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos para o Mercosul é uma instância técnica de investigação dedicada ao campo das políticas públicas em direitos humanos. Suas linhas estratégicas são aprovadas pela Reunião de Altas Autoridades sobre Direitos Humanos do Mercosul (RAADH), visando contribuir para o cumprimento e a garantia dos direitos humanos, fundamentais para a integração do Mercosul.

Com representação de todos os países do Mercosul, o IPPDH tem estrutura voltada para pesquisa, capacitação e assessoramento técnico na formulação de políticas públicas. Além disso, apoia iniciativas de comunicação em direitos humanos.