I Seminário Internacional de Laicidade e Educação

O IFRJ firmou parceria com a Universidade Federal Fluminense UFF para promover o III fórum do Observatório de Laicidade e Educação. Realizado desde 2019, o evento tem como objetivo refletir sobre as religiões presentes na sociedade brasileira contemporânea e a sua influência para garantir um Estado laico. As inscrições para participar da atividade acontecem de 23 de fevereiro a 06 de maio. Clique aqui para acessar o link de inscrição.

Neste I Seminário, serão abertas inscrições para apresentações de trabalhos que contribuam para o debate sobre o tema laicidade e educação na sociedade brasileira. A submissão de propostas de comunicação científica deverá ser realizada entre os dias 23 de fevereiro e 05 de abril de 2024. Os interessados em apresentar trabalhos no evento, além de se inscreverem por meio do endereço de e-mail ole.sfp.ese@id.uff.br, devem enviar o resumo do texto. O eixo do trabalho deve ser indicado no assunto do e-mail e repetido depois do título do resumo.

Para cobrir as despesas do evento que as agências de fomento e a própria universidade não conseguem custear (como: material de limpeza, copos de água e café, guardanapos entre outros utensílios), será cobrada uma taxa simbólica para os interessados em apresentar seus trabalhos: para alunos de graduação a taxa será de 20 reais, para alunos da Pós-graduação será de 50 reais, para professores da educação básica será de 50 reais e para professores universitários e pesquisadores, de 100 reais. Para realizar o pagamento o participante deve utilizar o e-mail rarguelles@gmail.com como chave Pix e, após a conclusão da transação, encaminhar o comprovante para o email ole.sfp.ese@id.uff.br. As comunicações aprovadas serão realizadas exclusivamente nos dias 07 de maio, das 14h às 17h, e 08 de maio, das 9h às 11h, presencialmente e divididas em dois eixos:

Eixo 1: Cenário da laicidade hoje: política, Estado e Religião Ementa: Esse eixo receberá trabalhos com as seguintes temáticas: laicidade e conservadorismo no contexto internacional; laicidade e conservadorismo no contexto nacional; participação das bancadas religiosas no congresso; perseguição às religiões de matriz africana (racismo religioso); interdição de debates sobre gênero e sexualidade; discussão sobre o papel do Estado na defesa de temas polêmicos (aborto; união homoafetiva entre outros); e assuntos que relacionem políticas públicas e religião.

Eixo 2: Cenário brasileiro da laicidade na educação: escola, religião e direitos humanos. Ementa: Esse eixo receberá trabalhos com as seguintes temáticas: Ensino Religioso nas escolas públicas; símbolos religiosos nas escolas; educação e direitos humanos; conservadorismo na escola; educação e racismo religioso; interdição do debate de gênero e sexualidade na escola; educação e diversidade religiosa; censura de material didático para as escolas; escola- cívico-militar; educação domiciliar (homeschooling); Escola sem Partido e outros temas que relacionem laicidade e escola.

As propostas de comunicação devem atender aos seguintes critérios: Cada submissão deve ser de autoria do propositor, facultada a coautoria de no máximo mais 2 (duas) pessoas, sendo que orientação não tipifica autoria; o propositor poderá assinar a autoria ou coautoria de, no máximo, duas propostas de comunicação; serão emitidos certificados de comunicação apenas para comunicadores que efetivamente apresentarem seus trabalhos em observância ao cronograma do evento.

As comunicações não poderão ser realizadas por indivíduo que não assina a autoria ou a coautoria do trabalho, tampouco por indivíduo que não se inscreveu no evento. As propostas de comunicação devem ser submetidas exclusivamente através do seguinte enderece de e-mail ole.sfp.ese@id.uff.br com envio do comprovante de pagamento.

A proposta deve conter um título (sendo facultado o subtítulo), um resumo entre 1000 (mil) e 1500 (mil e quinhentos) caracteres e três palavras-chaves; a proposta será avaliada prioritariamente pelos Comissão Científica do evento; os critérios de avaliação contemplam a qualidade da redação da proposta, sua afinidade com a proposta do Seminário e a feição acadêmica e não confessional do evento. Propostas de teor proselitistas ou discriminatórias, bem como as de base teórico metodológica insuficiente, não serão aceitas; as cartas de aceite serão enviadas para os e-mails informados no ato de submissão até o dia 15 de abril de 2024.