Ex-estudante e professora do campus Resende publicam artigo sobre literatura produzida por escritoras afro-latino-americanas

A ex-estudante do ensino médio, Laura Dias, e a professora de línguas e literaturas, Paula Rosa, publicaram, em coautoria, o artigo científico intitulado “Poéticas decoloniais: ressignificação racial negra em Mary Grueso Romero e Luciene Nascimento”. Fruto de uma pesquisa de iniciação científica fomentada pelo Programa Institucional de Bolsas do IFRJ e CNPq, o artigo está na edição atual (v.15 nº2) da Darandina Revisteletrônica, periódico da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

No estudo, as pesquisadoras mostram como a partir da voz, do corpo e da poesia, a colombiana Mary Grueso Romero e a brasileira Luciene Nascimento conseguem [re]criar, poeticamente, a identidade negra. A investigação aponta ainda de que modo o trabalho das escritoras destacadas insere a literatura produzida por mulheres afro-latino-americanas em um dos mais poderosos caminhos de resistência cultural negra na América Latina.

O artigo é vinculado ao dossiê temático “As literaturas da diáspora negra nas Américas e Caribe”.

Acesse aqui o artigo.