Evento de lançamento do livro "Práticas de aventura e educação: tecendo significados através das experiências”

O IFRJ Resende promoveu mais um evento de divulgação científica, no dia 23 de março de 2023: o lançamento do livro "Práticas de aventura e educação: tecendo significados através das experiências”. Escrito a muitas mãos a partir de um entrelaçamento de cotidianos, a obra se constitui em perspectiva rizomática, segundo a professora. Cássia Cândido, que é uma das autoras e organizadoras do livro.

A obra emerge como desdobramento do curso Prática de Aventura na Escola, desenvolvido por docentes de Educação Física do IFRJ dedicados em aprimorar práticas de aventura em meio à natureza. Graças às conexões estabelecidas com educadores e participantes de diversas outras instituições, a iniciativa teve sucesso. Na obra, vêm à tona saberes que podem ser úteis a outros educadores dispostos a requisitar a aventura como meio para educar. Além de teorias norteadoras e desafios, os capítulos evidenciam a satisfação obtida a partir de práticas bem sucedidas.

São autores da obra: Marcelo Paraíso (Campus Volta Redonda), Gabriela Souza (Campus Pinheiral), Leandro Gouveia (Campus Duque de Caxias), Tauan Maia, Andre Souza Brito e Pedro Henrique Silva (Campus Niterói), Cássia Cândido (Campus Resende), Francisco Andrade (à época, professor no Campus Paulo de Frontin), Marcelo Porretti, Fernando Pessoa, João Vinicius Corrêa Thompson e Marcelo Salomão (CEFET Petrópolis), Cássio Martins (UNIFOA), João Pedro da Silva (egresso do IFRJ), Fernanda Leocádio (Prefeitura de Volta Redonda), Isabele Ferreira Santos (SEEDUC), Dimitri Wuo Pereira (Organizador do livro Pedagogia da Aventura), Tania Brotto (Fundadora e Responsável pela AVENTURA & MOVIMENTO),  Flavio Kunreuther (Professor de Educação Física pela USP), Osvaldo Luiz Ferraz (USP).

Baixe gratuitamente o livro “Práticas de Aventura e Educação: tecendo significados através das experiências” neste link.

O evento foi enriquecido pelas participações do professor Thiago Melo, que apresentou o projeto ARES, igado ao astroturismo; e pela palestra “Ciência nas trilhas: desafios e potenciais para conservação da natureza”, ministrada por Clau Liziere, doutora e mestre em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa.

Esse encontro ainda cumpriu a finalidade de lançar a Logo do XIII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura (CBAA) e do VII Congresso Internacional de Atividades de Aventura (CIAA), que irá ocorrer em junho de 2024 em Petrópolis, sob Organização geral do CEFET/RJ Petrópolis, cujo tema será "OS CAMINHOS DO MONTANHISMO: TURISMO, EDUCAÇÃO, LAZER, ESPORTE E CULTURA". O IFRJ é parceiro no desenvolvimento e organização do CBAA-CIAA. A Logo traz os Castelos do Açu (que fica no ponto de chegada do primeiro dia da travessia Petrópolis-Teresópolis), além de algumas das Atividades de Aventura que são realizadas em Petrópolis, apresentando assim todo o simbolismo da aventura. Trata-se de um evento que acontece a cada dois anos e reúne pesquisadores da temática “atividades de aventura”, assim como profissionais de diversas áreas que buscam debater questões contemporâneas relacionadas ao tema e também ao meio ambiente, à educação, ao turismo, ao lazer, ao esporte, à cultura, entre outros.

Entre os participantes do evento de lançamento do livro, estavam discentes dos Cursos Técnicos em Guia de Turismo, das modalidades: integrado; subsequente e concomitante. Também marcaram presença guias de turismo formados no IFRJ, servidores e pessoas da comunidade.

Colaboração: Silvia Linhares