Equipe do IFRJ volta com medalhas de competição internacional de matemática na Tailândia

Dois alunos da equipe do Campus Paracambi que foi para a Tailândia participar da International Talent Mathematics Contest (ITMC) foram premiados com medalhas na competição. Danilo Soriano dos Santos recebeu a medalha de prata e João Emanuel Cruz de Lima a de bronze, ambos na categoria Grade 11, que abrange aproximadamente o segundo ano e terceiro do ensino médio.

A competição tem uma porcentagem de medalhas de acordo com o número de participantes. Os 8% melhores levaram ouro, 16% subsequentes levaram prata e 24% seguintes levaram bronze.

O diretor-geral do Campus Paracambi, David Braga, contou que para o campus é muito significativo ter a experiência de poder levar os alunos para uma competição desse nível, com participação de estudantes do mundo inteiro. “Nosso campus tem tradição de participar de olimpíadas de conhecimento com resultados expressivos há anos, mas é a primeira vez que conseguimos participar de uma internacional. E voltar com medalha é realmente um fato histórico para nós. A oportunidade que esses meninos da baixada fluminense tiveram através do nosso instituto não há dinheiro que pague”, afirmou.

Danilo Soriano dos Santos falou que a conquista é uma demonstração do quão longe ele consegue chegar: “Representa uma motivação e uma inspiração. A conquista dessa medalha mostra o quanto o meu esforço valeu à pena. Todos os problemas resolvidos, todas as provas feitas, todas as horas de dedicação. Academicamente, eu diria que essa medalha gera não só novas oportunidades para mim, mas também uma motivação para outros alunos do campus. Fomos parar na Tailândia por causa de uma olimpíada de matemática e consegui essa medalha. Então espero que isso sirva de exemplo para os demais. Também representa abertura de outras portas e surgimento de novas possibilidades a serem alcançadas. Acredito que essa é uma conquista histórica dentro do IFRJ e é só o início da nossa história”, comemorou.

O diretor-geral contou que a Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais - OMIF é o próximo alvo. “O Danilo e mais um aluno do campus vão nos representar na etapa nacional que ocorrerá em maio em Cuiabá. Temos expectativa de medalhas por lá também”, aspirou David.