Diálogos com a Reitoria: resultados e desafios em pauta

Com o objetivo de fazer uma apresentação no âmbito da Reitoria para nivelamento de conhecimento das ações realizadas pela gestão, além de promover o diálogo para esclarecimento das dúvidas e escuta das sugestões dos servidores, foi realizado o “Diálogos com a Reitoria” no auditório da Reitoria da Rua Buenos Aires na manhã desta quinta-feira, dia 16/03.

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, enfatizou a importância de todos conhecerem esses resultados. “Vocês precisam estar por dentro de tudo que é feito no dia a dia do IFRJ. Às vezes a gente só tem noção do que é realizado diariamente no nosso setor, mas momentos como esse são importantes para que todos saibam o que os demais colegas estão fazendo. E nosso crescimento enquanto instituição só é possível porque cada um executa a sua parte”, disse o reitor, destacando ainda que houve um amadurecimento da gestão pelos índices de governança. “Tivemos crescimento de todos os índices relacionados à melhora da eficiência do trabalho desenvolvido no IFRJ”, contou.

Rafael agradeceu ainda a confiança dos servidores por ter se reelegido para um segundo mandato e pontuou o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo desse tempo. Destacam-se: a reinserção do IFRJ no contexto da educação nacional; retomada da valorização dos servidores do IFRJ; unificação de seleções e processos seletivos; realinhamento político do IFRJ articulado com os poderes Executivo e Legislativo; fortalecimento da integração das ações de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão; maior transparência das ações de orçamento e processos.

O pró-reitor de Planejamento e Administração, Igor Valpassos, reiterou que a apresentação é importante para prestar contas e dar satisfação para os colegas do trabalho realizado, mas afirmou que o diálogo é ainda mais importante. Ele também apresentou números expressivos relacionados à Proad. “Em 2016, a verba para custeio do IFRJ era de R$ 45 milhões. Em 2021 o orçamento teve uma queda abrupta, com pequena recuperação em 2022, para R$ 29 milhões. Esse é um desafio, pois temos mais campi, mais alunos e uma menor verba de custeio para esses campi”, explicou. Ainda de acordo com Igor, uma estratégia para aumentar os recursos foi a captação de emendas parlamentares por meio da criação da Diretoria de Articulação Institucional. “Esse mecanismo aumentou quase 1000% na captação de emendas parlamentares. A partir desses recursos, pudemos investir mais em obras, reformas, aquisição de equipamentos, entre outras questões”, disse.

Diversos pontos foram abordados durante o encontro, com apresentação dos números e resultados alcançados nos últimos anos. Entre eles: programas e parcerias de Internacionalização, investimento e crescimento da comunicação institucional, verticalização do ensino, números de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, desenvolvimento da central de sistemas e serviços do IFRJ, entre outros assuntos.

Também foram apresentados os desafios para o futuro da gestão no IFRJ: Consolidação da Infraestrutura das unidades (reitoria e Campus) com demanda de manutenção, reformas e obras para melhorar os espaços; garantir a demanda de servidores em função dos trabalhos e necessidades da instituição e a possibilidade de ampliação dos quantitativos com as mudanças de tipologia das unidades; a necessidade de melhoria dos Indicadores que proporcionem orçamento, melhor aproveitamento dos servidores e novas oportunidades de vagas; garantir a ampliação do investimento em programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão com o olhar para a inclusão e assistência aos estudantes; ampliar a participação social, o fortalecimentos dos fóruns e a construção juntos do planejamento institucional; ampliar a capilaridade do IFRJ em outros municípios e em diálogo com as políticas públicas federal e estadual.

Ao final da apresentação, foi aberto um momento para que os servidores pudessem expor dúvidas, fazerem solicitações e sugestões. Foram abordados temas como infraestrutura, expectativas de implantação do teletrabalho, aproximação da equipe com a gestão, entre outros.