Diálogos da Reitoria acontece em todos os campi do IFRJ

O evento Semanas de Planejamento – Diálogos da Reitoria com os servidores teve início ontem, 27, e continua hoje nos campi da Instituição.  Diferente de modelos anteriores, dessa vez a programação adequou a visita feita por membros do Gabinete da Reitoria em apenas dois dias e durante as semanas de planejamento das unidades. Dessa forma, o reitor e demais membros da gestão podem apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão e ouvir diretamente os servidores.

No Campus Rio de Janeiro, o reitor Rafael Almada, acompanhado de Florinda Cersósimo, da Diretoria Adjunta de Desenvolvimento Institucional, falou para um auditório atento. O reitor abordou uma série de tópicos que fazem parte da rotina dos servidores, como os editais de capacitação. “Temos um cuidado especial com a capacitação como a de gestores, promovendo cursos de liderança e outros cursos que já estão saindo”. O reitor abordou a retomada dos concursos integrados, a criação de um banco de professores substitutos, um edital integrado por região. De acordo com sua avaliação, essa medida deu certo, e só foi prejudicada pela pandemia, mas ressaltou que o modelo já está sendo retomado.

Outro ponto de destaque na fala do gestor foi a reinserção do Instituto nas grandes discussões, a participação em fóruns, atividades que ajudam a fortalecer a imagem do IFRJ. Abordou, também, a retomada de um processo de valorização dos professores através de ações específicas, como a concessão de Des. “Queria aproveitar e falar do Banco de Remoções, que agora é um programa mais abrangente, mais direto e objetivo. Quantos de vocês vieram de outras unidades e estão aqui hoje no Campus Rio de Janeiro, e quantos foram para outros campi...”.

Rafael Almada chamou especial atenção para a organização do Instituto, fator essencial, em suas palavras, para oferecer mais qualidade em processos que beneficiam toda a comunidade da instituição. Os editais integrados de pesquisa e extensão, a melhoria dos fluxos internos de trabalho, a equivalência das bolsas de extensão com as bolsas de pesquisa, ”Isso foi um ganho. E agora temos a perspectiva de ampliar a bolsa do IFRJ tentando igualar a do CNPq e a da Capes”, comentou.

Os tempos difíceis

Questões que afetaram diretamente a vida de todos os servidores como a pandemia e mais especificamente os cortes frequentes no orçamento do instituto foram alvo de uma abordagem do reitor.

A queda do custeio teve reflexos diretos no dia a dia da Reitoria e dos campi, e hoje, de acordo com o dirigente, todos os campi apresentam problemas. Mas Rafael diz que a expectativa agora, com um novo governo, é a de que essa questão orçamentária possa ser revertida e dessa forma melhorar cada uma das 15 unidades.

Almada destacou as emendas parlamentares, de bancada e individual, e como elas foram importantes para que, mesmo com todas as dificuldades dos últimos anos, fosse possível não apenas sobreviver, mas melhorar pontos importantes, como aquisição de bens. “ O histórico de captação de emenda individual mostra o quanto evoluímos. Só para vocês terem uma noção, em 2016 captamos R$700 mil,  e em 2022 chegamos a captar R$7 milhões. Nada é simples, e essa mudança aconteceu através da organização de nosso trabalho, do trabalho da articulação institucional, da nossa melhor divulgação. A emenda nós usamos para complementar o orçamento. Para complementar custeio.   Compramos equipamentos; aparelhos de ar-condicionado, televisores de 65 polegadas para todas as unidades, moveis etc”.

Um fator que contribuiu para melhorar essa aproximação com os parlamentares, através da articulação institucional, está diretamente relacionado com o novo momento do IFRJ, que melhorou e ampliou seus processos de comunicação. O reitor mostrou como o Instituto hoje está inserido no cotidiano informacional que envolve, sobretudo, as redes sociais. Destacou  o trabalho feito pela Coordenação Geral de Comunicação, que evidencia aumentos exponenciais no número de seguidores e de visualizações no Instagran, youtube e facebook. “Hoje, quando chegamos para falar do IFRJ, os parlamentares sabem quem somos, conhecem nosso trabalho e inclusive passam a nos seguir, ampliando nossos horizontes através de um aumento de contatos e de visibilidade. As redes são vias de mão dupla, e hoje nós vivemos essa nova realidade”.

IFRJ internacional

O reitor destacou a importância do processo de internacionalização. Ele lembrou que em 2019, pela primeira vez na história da Instituição, foi destinado um recurso específico para essa área. “Até então, eram recursos oriundos de editais, e nós colocamos investimentos do orçamento da Reitoria”, explicou.

Rafael disse que o objetivo é ampliar esse processo. “Nós fizemos mais de 40 acordos de 2019 a 2023, tivemos uma missão para Portugal em 2021. Nesse convenio, realizamos um seminário Luso-brasileiro, em que conseguimos envolver 36 instituições e 24 institutos politécnicos de Portugal. E agora isso vai acontecer no Brasil. Nossa ideia é estreitar ainda mais essas relações e evidenciarmos o IFRJ em um cenário ainda mais abrangente”.

Os servidores podem acompanhar esse processo de evolução contínua através do site do IFRJ, onde é possível ter acesso a publicação nas áreas de Saúde, Segurança do Trabalho, Assistência Estudantil, além de manuais diversos, como o de siglas, feito pela CGCOM, que ajuda os servidores a conhecerem melhor o Instituto.

Florinda Cersósimo encerrou a apresentação evidenciando as transformações nos sistemas internos, falando das mudanças que estão sendo feitas para agilizar os serviços aos servidores, e também falou sobre editais.

foto de auditorio belford roxo
Belford Roxo

resende