Logo IFRJ

Diálogos da Rede

Estudantes de cursos técnicos do IFRJ/CEPF e do CEFET/Itaguaí exibiram uma série de minidocumentários sobre os temas “Educação e Sustentabilidade’’ durante um evento na UnED de Itaguaí do Cefet-RJ, realizado no dia 27 de março.

A atividade que teve como tema “Diálogos da Rede” – projeto desenvolvido pelas professoras do Cefet Itaguaí, Simone Lopes Benevides, Luciana de Souza Pereira Valiate e Nathalia Oliveira dos Santos Xavier, com a colaboração da professora Lívia de Faria Terra, possibilitou aos estudantes apresentarem os resultados de um trabalho conduzido sob a orientação do professor Adriano Oliveira Santos IFRJ/CEPF, na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

No auditório da unidade, foram apresentados seis minidocumentários com duração média de dez minutos. O público presente foi formado por estudantes do curso Técnico em Mecânica e por servidores do Cefet. Ao fim das apresentações as professoras Simone Benevides e Raquel de Morais do IFRJ mediaram os diálogos entre alunos dos cursos técnicos.

A respeito dos assuntos discutidos nos minidocumentários, para a aluna do IFRJ Valeryia Zdaranok, o comportamento do público foi muito importante durante a exibição dos vídeos e dos debates: “Gostei do público presente no auditório. A ausência de piadas, barulho, risos e conversas durante nossas falas deixou uma boa impressão para mim”.

Para a professora Nathalia Xavier do Cefet não passou despercebida a autonomia dos estudantes durante os diálogos. Já a aluna do IFRJ Geysa Maurício dos Reis destacou o acolhimento aos estudantes do IFRJ durante o encontro como um ponto marcante: “A bela recepção, a gentileza, a educação, o carinho e principalmente a atenção que nos davam a todo o momento, desde a nossa chegada até o momento da nossa saída foram marcantes. Agradeço muito pela hospitalidade com a qual fui recebida”.

No encerramento, o aluno do IFRJ Gabriel Magalhães Fonseca Borges convidou os alunos e as professoras responsáveis a visitarem o Campus Engenheiro Paulo de Frontin, para continuarem com a manutenção do projeto. Também tiveram a oportunidade de baterem um papo com o diretor da unidade, Daduí Guerrieri. Visitaram laboratórios e foram presenteados com chaveiros produzidos por alunos do Cefet.

Lista dos alunos: Caio Henrique, Felipe Santos, Gabriel Magalhães, Geysa Maurício, João Marcos, José Pedro, Joyce da Silva, Kaylani da Silva, Manuela Simão, Leonardo Queiroz Silva, Lucas Freitas e Valeryia Zdaronok do CTIIIEM, do Campus Engenheiro Paulo de Frontin.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS