Destaques da 38ª MOSTRATEC (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia)

Estudantes do Campus Rio de Janeiro participaram da 38ª MOSTRATEC (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia). O evento ocorreu em Novo Hamburgo - RS, entre os dias 23 e 27 de outubro de 2023, e contou com a participação de cerca de 800 escolas nacionais e internacionais.

O IFRJ foi representado por dois projetos de pesquisa desenvolvidos no campus Rio de Janeiro: "Espécies vegetais úteis na cicatrização: busca por alternativas terapêuticas mais acessíveis", de autoria de Ana Toscano, Olga  Senna e  Yago dos Santos, todos do curso Técnico em Farmácia. Esse projeto ficou em 2º lugar em Ciências da Saúde. O outro projeto foi: “Dinâmica da expressão celular de transportadores de manganês no desequilíbrio metalômico associado ao câncer - Fase II”, de Carolina da Silva,do curso Técnico em Biotecnologia.

Ana Toscano falou sobre sua conquista. “Ser premiada com o segundo lugar em uma feira internacional como a Mostratec foi uma conquista muito grande e nós ficamos extasiados! É muito gratificante quando somos capazes de levar o conhecimento que produzimos através da nossa pesquisa para as feiras e quando conseguimos conversar com público sobre o nosso projeto. Conseguir o segundo lugar em Ciências da Saúde é um marco inesquecível para nós, pois nos mostra o potencial de nossa pesquisa, a potência do Instituto Federal do Rio de Janeiro e nos incentiva como cientistas”.

Os estudantes foram acompanhados pela docente Marcela Coutinho e pela mestranda Deborah Carneiro.

“A Mostratec foi, sem dúvidas, um dos maiores eventos que pude participar. Não somente pelo número de projetos, mas por tamanha diversidade de temas e povos. Foi meu primeiro evento como coorientadora sendo aluna de pós-graduação, junto com a Ananda, também aluna de pós, em que pudemos auxiliar a Carolina, IC Junior do curso de biotecnologia”, disse Déborah.