Logo IFRJ

Cinedebate em Caxias e a construção da autoestima do povo negro brasileiro

Como mais uma das atividades propostas pelo Coletivo Negritude Federal, do campus Duque de Caxias, foi exibido o curta-metragem Kbela, seguido de debate. O objetivo do evento, que aconteceu no dia 19 de março, foi discutir a construção da autoestima do povo negro brasileiro.

O filme Kbela, vencedor de diversos prêmios, é de 2015 e foi construído colaborativamente – por mulheres negras sobre mulheres negras. O roteiro e a direção são de Yasmin Thayná, cineasta de Nova Iguaçu.

Após a exibição do curta, o debate foi conduzido pela youtuber e jornalista Nathália Braga, cujo canal exibe entrevistas e discussões ligadas à estética negra. Em sua fala, Nathália abordou a autoestima negra em sentido amplo, desde aspectos estéticos até a noção de representatividade, incluindo toda essa questão como projeto político.

Esse foi mais um evento ligado à campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo”. Para Jessyca da Conceição da Silva, aluna do Ensino Médio do campus, o evento é muito importante: “Não só para contribuir com a aceitação individual, mas também para a construção de um diálogo e formas de conscientização dos jovens sobre assuntos do povo negro no ambiente escolar, criando assim uma aceitação e uma movimentação de informações no coletivo”, destacou.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS