Campus Realengo inicia parceria com a Marinha

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, esteve nesta quarta-feira, dia 27/03, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), da Marinha, a convite de professores e da direção do campus Realengo. A proposta da direção do campus é iniciar uma parceria com o CEFAN em ensino e pesquisa.

O reitor se reuniu com o Contra-Almirante Pedro Luiz Gueiros Taulois e com a Capitã-Tenente Priscila dos Santos Bunn. Estiveram presentes também a pró-reitora de Ensino, Alessandra Paulon; a pró-reitora de Extensão, Cristiane Henriques; a diretora-geral do campus Realengo, Elisa Pôças; e os professores do campus Realengo Felipe Reis e Elisa Van Eyken.

“O campus Realengo já tinha visitado as instalações do CEFAN e nos convidou para irmos até lá para conhecermos a infraestrutura. Lá eles têm laboratórios na área de Fisioterapia e uma parte de treinamento de rendimento de atletas e militares. A ideia foi estabelecer um convênio, proposto pelo campus, que envolva diretamente os estudantes do curso de Fisioterapia, para usarem os laboratórios e os equipamentos de última geração que foram adquiridos pela Marinha do Brasil. Isso pode complementar a formação dos nossos estudantes”, explicou o reitor, que citou como exemplo a falta de alguns recursos no campus, como a piscina terapêutica: hoje o campus paga uma academia para que os alunos possam dispor de uma piscina para as aulas: “Esse convênio com a Marinha supriria essa demanda”, completou.

Ainda segundo Almada, ficou acordado na reunião que o campus vai iniciar o processo do convênio através de termo de cooperação, que trará termos que envolvem pesquisa, estágios para os estudantes de Fisioterapia e a criação de um plano pedagógico de curso pós-graduação lato sensu com a Marinha, que será aberto às forças municipais, estaduais, ao Exército, Marinha e Aeronáutica. “O campus vai propor esse curso à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, para iniciarmos no ano que vem a certificação desse curso e aumentar o número de ofertas de vagas”, concluiu o reitor.