Campus Mesquita participa da 75ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

O Espaço Ciência InterAtiva (ECI) do Campus Mesquita esteve presente na 75ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento científico da América Latina. A reunião da SBPC contou com mais de 44 mil participantes, entre as atividades online e presenciais. O encontro foi realizado entre os dias 23 e 29 de julho de 2023 no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e comemorou a retomada científica do País.

As atividades presenciais, como debates, conferências, painéis e mesas-redondas, reuniram mais de 8 mil pessoas. Já as transmissões online, divididas entre os canais da SBPC e da UFPR, colecionaram mais de 17 mil visualizações até o fim da programação. O evento também recebeu a visita de 16 mil crianças, adolescentes e professores de escolas da região de segunda a sexta-feira.

“As atividades propostas pelo ECI, bem como a troca com outras entidades participantes, foram muito importantes para o processo de crescimento e consolidação do nosso espaço no cenário nacional da Divulgação Científica”, afirmou Sérgio de Souza Henrique Júnior, coordenador do ECI.

O ECI propôs, por meio de oficinas, atividades relacionadas ao autocuidado através da higiene bucal. Considerando as Atividades de Vida Diária (AVDs) - atividades relacionadas ao autocuidado e à manutenção do corpo -, a atividade teve como foco a higiene bucal e a alimentação. A oficina buscou trabalhar algumas habilidades na criança como o pensamento abstrato e a comunicação por meio de atividades lúdicas direcionadas às etapas do processo de escovação dos dentes.

Além destas atividades, o ECI também apresentou dois livros lançados pela professora Grazielle Rodrigues Pereira, Diretora de Ensino do Campus Mesquita, e outros pesquisadores. O primeiro tem como título “Saúde bucal, alimentação e o Transtorno do Espectro Autista: estratégias educativas para professores e educadores em escolas e Museus de Ciências” e versa sobre os desafios durante o processo de escovação para pessoas com TEA. O segundo livro, “Enfrentando meus medos”, traz uma atividade de contação de histórias voltada para combater o medo que crianças costumam ter em relação às consultas com dentistas.

Além das atividades, o ECI se fez representado na reunião anual da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências, onde foi lançado o Guia de Museus e Centros de Ciências da América Latina e do Caribe.

Colaboração: Danielle Sales