Alunos do IFRJ participam de competição internacional de matemática na Tailândia

Uma equipe de alunos do Campus Paracambi, acompanhada de servidores do instituto, foi para a Tailândia participar da International Talent Mathematics Contest (ITMC), que acontece de 24 a 28/02/2024, na University of Thai Chamber of Commerce, em Bangkok.

A equipe é formada pelos estudantes do curso Técnico de Eletrotécnica: Danilo Soriano dos Santos, Eduardo Eugênio dos Santos, João Emanuel Cruz De Lima, João Paulo Cruz de Lima, Órion Moreira e Pereira e Ramon de Souza Nascimento.

O ITMC é uma competição individual para estudantes a partir do 2º. ano do ensino fundamental até a 2ª. série do ensino médio matriculados em qualquer escola do mundo e pré-selecionados pelas instituições parceiras. A competição é uma iniciativa do Instituto Thai Talent Training, uma das principais instituições de preparação olímpica do mundo que coordena outras competições de Matemática e é responsável pela preparação do time olímpico tailandês para a conceituada IMO – International Mathematics Olympiad.

Para Rodrigo Lemos, coordenador-geral de Relações Internacionais do IFRJ, a participação na ITMC é uma experiência enriquecedora, pois proporciona aos estudantes uma visão ampla e abrangente das diferentes áreas do conhecimento. “É também uma oportunidade de conhecer novas pessoas, mergulhar em uma cultura oriental e descobrir um mundo até antes desconhecido. Neste sentido, a Reitoria do IFRJ não mede esforços para potencializar as ações de internacionalização, entendendo que estas ações têm um impacto muito significativo na vida de todos os servidores e estudantes que participam. Ao longo desses cinco anos à frente das Relações Internacionais, percebo que nossos diretores de campus estão cada vez mais abertos a estas ações e são grandes aliados para que possamos avançar no sentido desta educação global e multicultural”, enfatizou.

O diretor-geral do Campus Paracambi, David Braga, explicou que a ideia surgiu no ano passado, quando os alunos participaram de uma olimpíada nacional e tiveram um certo destaque. “O professor Wesley me procurou, a gente conversou sobre o assunto e sobre o convite que eles tinham recebido para participar desta etapa internacional na Tailândia. E a gente acabou acolhendo a ideia e verificando os meios administrativos e os recursos que tínhamos disponíveis. Deu muito trabalho, foi muito difícil, mas contamos também com o apoio da Reitoria, porque realizar algumas operações financeiras nesta época do ano é uma dificuldade administrativa. E, juntos, conseguimos garantir a vinda deles com as passagens, as inscrições, hospedagem e alimentação durante todos os dias de evento”, contou.

Ainda de acordo com David, a esperança é de que eles possam competir em alto nível: “Não os deixamos despreparados, pelo contrário. Eles já têm uma certa aptidão e o campus já tem uma certa tradição em participação em competições, não é a primeira vez que alunos nossos ganham medalhas, já ganharam competições nacionais. Mas é a primeira vez em que saem para uma competição internacional. Esse é um marco importante. A maior parte dos alunos nunca tinha andado nem de avião, nenhum deles tinha saído do país. Então temos um ineditismo na possibilidade de trazer essa experiência acadêmica para os alunos e também uma experiência de vida. É uma responsabilidade da equipe que os está acompanhando”, afirmou o diretor-geral.

Os alunos estão sendo acompanhados pelo próprio diretor-geral e pelos servidores Wesley dos Santos Machado, Cassia Isac Golçalves da Silva e Allana Pessanha de Moraes.