Alunos do Campus Resende são destaques em congresso

O artigo “Perfil da Pesquisa Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ): Mapeamento bibliométrico dos dados da base Web of Science” foi eleito o melhor trabalho da área de Ensino e Pesquisa (EPE) no 14° Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI). O artigo foi escrito e apresentado pelos alunos de ensino médio integrado ao técnico em Guia de Turismo do Campus Resende Rogério do Carmo Gonçalves da Costa e Laysa Dores Firmino Neves. Ambos foram bolsistas de iniciação científica PIBIC-Jr dos editais integrados do IFRJ. O trabalho teve orientação do professor Maxwel de Azevedo-Ferreira, mestre e doutorando em Administração.

O prêmio de melhor trabalho da área reflete, de acordo com Maxwel, o quanto os programas de fomento à pesquisa, inovação e extensão são importantes para a formação dos alunos - pois permite ao aluno conjugar experiências entre ensino, pesquisa e extensão. “Além disso, permitiu que Rogério e Laysa, ainda no ensino médio, circulassem e defendessem seu trabalho em um congresso interinstitucional de nível nacional, em meio à alunos de pós-graduação, mestres e doutores”, disse.

Além do artigo premiado, os estudantes também apresentaram outro trabalho com mesmo objetivo, porém, mapeando bibliometricamente a base de dados da Scielo. Em ambos trabalhos foi possível traçar o perfil das publicações científicas do IFRJ e foram identificados: os autores mais prolíficos; o quantitativo de publicações por ano; países e organizações que compartilham coautorias com o IFRJ; principais áreas de pesquisa; redes de colaboração do IFRJ e dentre outras informações.

Para os interessados em conhecer sobre o perfil da pesquisa do IFRJ, os artigos estão disponíveis online nos anais do evento e aqui : Artigo-WoS e Artigo-SciElo.