Logo IFRJ

Alimentação saudável e segurança alimentar em Niterói

Abrir os aprendizados e reflexões em torno de uma alimentação saudável, articulando com a segurança alimentar e nutricional, bem como com o direito humano à alimentação adequada. Esses foram os principais objetivos do evento online “Alimentação saudável e segurança alimentar em Niterói”, realizado no dia 05/10, pelo Campus Niterói, através da plataforma Google Meet.

De acordo com Lígia Bensadon, uma das integrantes do comitê organizador, é fundamental que as pessoas entendam a segurança alimentar como o direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis, de acordo com a lei federal 11.346/2006. “Ou seja, não adianta alguém ter o que comer hoje e não ter comida amanhã na geladeira, ou se alimentar de macarrão porque não têm dinheiro para se alimentar de outra forma. Assim, a garantia da alimentação saudável passa também pelo direito ao trabalho decente e pelo apoio a iniciativas populares e coletivas de trabalho, como a economia solidária”, afirmou.

Proposto no mês do dia mundial da alimentação (18/10), o evento surge a partir do desenvolvimento do projeto "Incubando esperanças: assessoria e apoio econômico, social e ambiental a pequenos negócios", executado pela Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (ITES) do campus, por meio do edital IF Mais Empreendedor / FADEMA / IFSulMinas / MEC. 

A ITES, a partir do projeto, tem apoiado três empreendimentos na área da alimentação saudável no município (PatiOli, +Naturays e La Rica Delícias), além de outras duas na área da coleta seletiva e o fórum municipal de economia solidária. 

Durante o evento, foi compartilhado com o público interno e externo do campus a assessoria realizada pela ITES, bem como os frutos obtidos na promoção integrada da Segurança Alimentar e Nutricional e da Economia Solidária.

Mais informações da ITES podem ser acompanhadas pelo Instagram e o evento pode ser assistido neste link.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS