Acolhimento de estudantes ingressantes do Ensino Técnico de Nível Médio

O Campus Nilópolis realizou, nos dias 06 e 07 de fevereiro, o Acolhimento dos estudantes ingressantes do Ensino Técnico de Nível Médio. O evento, que aconteceu no auditório do campus, desempenha um papel crucial para os novos alunos e seus responsáveis: proporciona uma oportunidade valiosa para os participantes se familiarizarem com a dinâmica da instituição, explorando aspectos que muitas vezes são pouco conhecidos.

“O acolhimento de estudantes dos cursos técnicos de nível médio e de seus responsáveis, que ocorre em todo período de semestre letivo, é de extrema importância para que não só entendam como funciona a dinâmica do IFRJ, mas também para que se sintam pertencentes à instituição”, afirmou Victor Magalhães, diretor de Ensino Técnico do campus.

De acordo com a pedagoga do campus, Carolina Pimentel, os dias de acolhimento são muito importantes para o aluno que está ingressando: “A gente entende que é um aluno que vem de uma realidade educativa muito diferente e precisa se ambientar com uma escola tão grande, que tem públicos tão diversos, já que a gente vai do técnico até o doutorado. Para ele se ambientar com essas questões que ele também quase nunca vê, como representações estudantis, essa questão da movimentação deles pelas salas de aula, conhecer um pouco dessa dinâmica, conhecer um pouco desse campus maravilhoso. Então é muito importante fazer esse trabalho do acolhimento para que o aluno possa chegar confortável e ser recebido de uma maneira respeitosa e afetiva por todos nós”, explicou.

Manuella Tavares, aluna ingressante da Turma de Controle Ambiental, compareceu ao evento e destacou a importância de estudar no IFRJ: “Para mim, está relacionada ao ensino de alta qualidade oferecido por esta instituição, bem como à excelência dos professores, a maioria dos quais possui mestrado e doutorado. O aprendizado proporcionado aqui é fundamental para o meu futuro, especialmente para alcançar meu objetivo de ingressar na universidade. Tenho a certeza de que será muito importante, tanto para realizar meu sonho de passar em medicina quanto para conseguir uma vaga em uma universidade federal. Acredito que o IFRJ é uma excelente oportunidade, e farei o máximo possível para aproveitar ao máximo essa chance”, prometeu a estudante.

Colaboração: Fernando Oliveira