Abertura da reunião do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (FORPOG)

Aconteceu, no auditório da reitoria do IFRJ, a abertura da reunião anual do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (FORPOG) – órgão de assessoramento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de educação científica e tecnológica (CONIF) que tem como intuito reunir Institutos Federais, CEFETs e membros do Colégio Pedro II para formular o desenvolvimento de políticas educacionais referentes à pesquisa, pós-graduação e inovação a nível nacional.

O evento ocorrerá durante os dias 19, 20 e 21 de março no prédio da reitoria, localizado no centro do Rio de Janeiro. Além das atividades que contam com a apresentação de projetos, relatos de experiências com os programas de pós-graduação e mesas de debates, a programação também conta com atividades culturais a fim de agregar conhecimento aos participantes em relação à atuação do Instituto Federal na formação do conhecimento para a cidade do Rio de Janeiro.

Fizeram parte da mesa de abertura do evento o reitor do IFRJ, Rafael Almada; a reitora do IFPA, Ana Paula Palheta; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, Joelia Marques de Carvalho; e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRJ, Marcus Vinicius Pereira. Todos deram as boas-vindas aos participantes do evento e reiteraram o compromisso em seguir trabalhando em conjunto para fortalecer a instituição.

participantes da abertura do evento
Participantes da abertura do evento

A pró-reitora do IFCE, Joelia Marques, afirmou, durante sua fala, que o encontro também busca dialogar não só em relação às falhas, mas também às conquistas alcançadas através do Instituto, potencializando os trabalhos já realizados. “Somos, sobretudo, uma rede de construção coletiva”, disse.

A reitora do IFPA, Ana Paula Palheta, pontuou que os níveis alcançados precisam ser superados e reforçou a importância de os Institutos Federais continuarem produzindo pesquisa, inovação e participando ativamente na formação cidadã.

Segundo o reitor do IFRJ, Rafael Almada, o ano de 2024 é um ano estratégico e de expansão da Rede Federal: “Esta é uma oportunidade de oxigenação do próprio instituto com novas oportunidades de cursos e inserção de novos profissionais e na consolidação de recursos e de investimentos”, afirmou.

mesa com pró-reitores
Mesa com pró-reitores

“Nossa expectativa é muito alta e estamos muito felizes em receber pela primeira vez a reunião do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação na cidade do Rio de Janeiro. A programação é intensa e, pela primeira vez, a gente vai ter, além de atividades de trabalho, como reuniões com a FINEP, com o INPI entre outros, atividades culturais e gastronômicas pensando em aprimorar a reflexão sobre pesquisa e inovação, incentivando ainda mais a atuação dos Institutos Federais”, disse o pró-reitor do IFRJ, Marcus Vinicius Pereira.

“Estou tendo a oportunidade de conhecer o IFRJ agora, mas estou na Rede desde 2010. Então, acredito que muito mais do que expansão e consolidação, é uma oportunidade de aprender muito e contribuir muito com a Rede Federal, e é algo que a SETEC já vem apontando e a gente vai tentar construir alguma coisa diferente a partir disso para dar a resposta”, disse a pró-reitora do IFRS, Flavia Twardowski.

“O fórum anualmente faz essa ação de reuniões presenciais em momentos estratégicos. No início do ano, geralmente nós trazemos essa perspectiva de planejamento que envolva as áreas da ciência e da inovação e que possam ser partilhadas na Rede através de experiências e também de articulações com instituições que compõem o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, instituições que trabalhem com a propriedade intelectual e temas que sejam pertinentes a esse fórum”, disse a pró-reitora do IFCE, Joelia Marque.