Logo IFRJ

21 dias de ativismo contra o racismo

O Campus São João de Meriti convida toda a comunidade acadêmica para participar do evento de inauguração do busto de João Cândido Felisberto, que contará com uma roda de conversa debatendo a reparação histórica sobre a vida do marinheiro filho de ex escravizados. A atividade será realizada no Campus São João de Meriti, no dia 13 de março, às 15:00h.

Participarão da roda de conversa o ex-ministro da igualdade racial, Eloi Ferreira de Araújo; o procurador da república MPF/RJ Júlio José Araújo; o estudante do campus e ativista Marcos Alexandre; a integrante do Laborafro Elisabete Nascimento; a integrante da casa da cultura Leila Regina Soares; e a integrante do coletivo margaridas Juliana Drummound.

Após a roda de conversa, os convidados também fizeram parte do segundo episódio do podcast Rádio e TV IF que discutiu pontos importantes da vida do marinheiro João Cândido, com a apresentação do diretor-geral do campus, Rodney Albuquerque.

João Cândido Felisberto, também conhecido como Almirante Negro, ingressou na marinha de guerra do Brasil no ano de 1895 e se tornou uma figura emblemática por ter liderado o movimento de marujos contra maus tratos e castigos físicos que sofriam nas embarcações, movimento que ficou historicamente conhecido como Revolta da Chibata no ano de 1910.

Assista ao episódio completo no vídeo abaixo: 

Fonte: Artigo João Cândido o Almirante Negro, um herói nacional.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS