Inauguração do Laboratório Didático da Licenciatura em Física

A equipe do curso de Física do campus Nilópolis inaugurou no dia 25 de fevereiro o Laboratório Didático da Licenciatura em Física. A inauguração aconteceu com a palestra "O Programa de Desenvolvimento para professores (PDPP) de Física na Universidade do Porto", ministrada pelo prof. Marco Adriano Dias. Estiveram presentes também a direção do campus, professores, alunos do curso, coordenadores e a equipe da assessoria de comunicação do campus.

O professor Marco relatou sua experiência desde a entrada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) até a participação no PDPP. Durante a palestra o professor expôs, através de slides, os projetos desenvolvidos no ensino de física e suas aplicações, comparando o ensino oferecido em Portugal com o do Brasil.

Equipe de física e convidados prestigiam o novo laboratório

Com a aquisição deste novo espaço será possível realizar aulas de disciplinas como Física em Sala de Aula, Metodologia do Ensino de Física e a Pesquisa em Ensino de Física, além dos estágios supervisionados e os trabalhos de conclusão de curso (TCC). Além disso, o laboratório irá permitir a produção de materiais didáticos com diferentes abordagens e metodologias e a realização de reuniões de docentes para tratar de questões educacionais do curso e do grupo de pesquisa Física & Astronomia.

Segundo o coordenador do curso de Licenciatura em Física, Almir Guedes dos Santos, a expectativa é que com a conquista do espaço seja possível que os alunos desenvolvam compreensões e habilidades diferenciadas. “O laboratório será a ferramenta necessária para promover a construção da cultura científica em Física para os alunos de nível médio”, concluiu.

O licenciando em Física Jackson Martins falou um pouco sobre o laboratório: “Esse espaço deve ser tratado mais como uma oficina que vai estimular a criatividade do aluno”.

Ao final da inauguração foi oferecido um coquetel aos presentes, que puderam interagir e comemorar o novo espaço do curso.