Encontro marca início das aulas do Pronatec-Mulheres Mil em Belford Roxo

Histórico do IFRJ foi apresentado às novas alunas da instituição

Mãe de quatro filhos e avó de um neto, Natália Martins foi a primeira aluna a se inscrever no curso de Assistente Administrativo pelo Pronatec-Mulheres Mil do IFRJ - campus Belford Roxo. Ao lado de novas colegas de classe, ela esteve na aula inaugural de três turmas do programa na noite da última sexta-feira, 1º de abril, no CIEP Constantino Reis, no município da Baixada Fluminense. O programa ofertará cursos de formação inicial e continuada – assistente administrativo, auxiliar de arquivos e recursos humanos – a cerca de 70 mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Representantes da prefeitura municipal e novas alunas do campus participaram do encontro. Diretor de Desenvolvimento Institucional e Expansão do IFRJ, Marcos Freitag foi o responsável por apresentar um histórico da instituição. Ele falou também sobre os cursos que serão futuramente oferecidos no campus, dirigido pelo professor Fábio Silva. No IFRJ, o Pronatec é coordenado pela servidora Simone Souza.

Primeira inscrita no curso, Natália Martins quer qualificação profissional para entrar no mercado de trabalho

Dilceia Quintela, secretária municipal de Ciência e Tecnologia, comentou sobre o esforço empreendido pelo município e pelo Instituto para oficializar a implantação do campus. Para ela, a unidade terá um papel importante para a vida de Belford Roxo. “É a possibilidade de ver que os nossos munícipes vão poder se qualificar”, destacou.

Já a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Belford Roxo, Sulamita do Carmo da Silva, ressaltou a importância de as mulheres investirem em sua formação. “A mulher é maioria no país, mas ainda ocupa poucos cargos. Mulheres podem fazer a diferença no município”, obervou. Wagner Turques, secretário municipal de Educação, Esporte e Turismo, acrescentou que a aula inaugural era a pedra fundamental para o início do Instituto da região.