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Dúvidas Frequentes - Pós-Graduação

Pós-graduação (lato sensu e stricto sensu):

  1. Como solicitar a expedição do diploma/certificado dos cursos de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) no IFRJ?

Após a conclusão do curso, o aluno(a) deverá preencher com letra legível, o Requerimento (inserir o link do requerimento), e apresentar o original e a cópia da documentação necessária para a expedição e registro de diploma, no local informado pela secretaria acadêmica.

 

  1. Qual a documentação necessária para a expedição de diploma/certificados dos cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) do IFRJ?

Apresentar o original e cópia dos seguintes documentos:

  1. Requerimento
  2. Cópia da Certidão de Registro Civil ou Casamento
  3. Cópia de documento de identificação oficial, com foto
  4. Comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o mesmo poderá ser emitido pelo site da Receita Federal - https://www.gov.br/receitafederal/pt-br
  5. Cópia do diploma e histórico escolar da Graduação
  6. Nada consta da biblioteca
  7. Comprovante de Regularidade junto à Justiça Eleitoral, , que poderá ser emitida pelo site do TSE - https://www.tse.jus.br/

 

  1. Como acompanhar o andamento do processo de diploma?

O acompanhamento dos processos é através do portal público do SIPAC: . Basta clicar em processos e digitar o número do processo e ao final clicar em consultar processo ou pesquisar pelo nome do interessado.

 

Caso ainda tenha alguma dúvida de como pesquisar acesse esse tutorial: (inserir o link)

 

  1. Como posso saber que meu diploma está pronto?

 

O processo de expedição de diploma é composto por três etapas.

Na primeira etapa o aluno(a)   entregará toda a documentação no local informado pela secretaria acadêmica do campus.

O servidor responsável pela abertura dos processos de expedição de diploma deverá cadastrar no sistema o e-mail do aluno(a) no campo do interessado, para que o aluno(a) receba toda a tramitação do processo de expedição de diploma por e-mail.

Na segunda etapa o processo será enviado para a Coordenação de Acompanhamento Curricular e Certificação (CACC), nesta etapa será conferida todas as disciplinas e notas lançadas no histórico acadêmico, para a confecção do histórico final e expedição de diploma. Caso haja algum erro nas notas ou disciplinas, o processo é devolvido para a secretaria acadêmica do campus para que seja feita a correção.

Na terceira etapa caso o processo esteja sem nenhuma pendência o diploma será enviado para o Gabinete do Reitor para que seja assinado e carimbado pelo Reitor. Depois de assinado o diploma pelo Reitor retornará para a CACC, para que seja envelopado e enviado para a secretaria acadêmica do campus de origem do aluno. Quando o diploma e o histórico final estiver na secretaria acadêmica o servidor entrará em contato com o aluno(a) informando o dia e a hora para a retirada do diploma. 

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  1. Meu diploma/certificado está muito tempo parado no setor da Coordenação de Acompanhamento Curricular e Certificação (CACC), devo me preocupar?

Não. Devido ao volume de processos que a CACC recebe, diariamente, não é possível analisar todos os processos no mesmo dia, portanto, é necessário aguardar.

 

  1. Preciso do diploma/certificado com urgência. Como proceder?

 

aluno(a) deverá enviar o comprovante de urgência para o seguinte e-mail:

 

  1. O que seria uma comprovação de urgência?

A comprovação de urgência não pode ser uma carta escrita de próprio punho. Configura-se uma comprovação de urgência justificável os seguintes documentos: cópia de publicação em diário oficial; lista de candidatos selecionados em processo seletivo; cópia da parte do edital onde é mencionada a necessidade de se apresentar o diploma; documento, em papel timbrado, em que a instituição na qual o formando está vinculado ou irá vincular-se pede para que se apresente o diploma. Os outros casos serão analisados pela Coordenação de Acompanhamento Curricular e Certificação (CACC).

 

  1. Em qual cartório é feita o reconhecimento da firma dos servidores que assinam o diploma?

O aluno(a) deverá entrar em contato por e-mail: ou

 

  1. Os dados do diploma estão incorretos. Como proceder?

aluno(a) deverá entregar

 

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