XIII JIT destaca os impactos positivos da pesquisa científica

O campus Rio de Janeiro recebe hoje e amanhã a 13º edição da Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica (JIT), que tem como tema “A Pesquisa Científica e seus Impactos para a Sociedade”. Na abertura estavam presentes: o pró-reitor de Pesquisa, Inovação Pós-graduação, Rodney Albuquerque, que substituiu o reitor Rafael Almada, o diretor-geral do campus Rio de Janeiro, Jefferson Robson Amorim e a diretora de Pesquisa Básica e Aplicada, Márcia Cristina da Silva.

Márcia abriu o evento agradecendo aos servidores do campus e do Instituto e reiterou a importância deste projeto para o amadurecimento científico dos alunos. A professora também comentou sobre o corte de verbas e seu impacto na incerteza sobre a realização dessa edição da JIT.

Em seguida, Jefferson fez seus agradecimentos e falou que a pesquisa e educação são de extrema relevância para o país, apesar de toda dificuldade que esta área enfrenta.

O pró-reitor iniciou seu discurso com agradecimentos especiais aos alunos, diretores de ensino e todos os servidores envolvidos na organização desta edição do evento. Em entrevista falou da importância da JIT para a Instituição. “A JIT é o principal evento cientifico do Instituto e, por conta do bloqueio de recursos orçamentários, se tornou ainda mais importante uma entidade de pesquisa como o IFRJ manter um evento como esse”. Segundo ele, a pesquisa é um diferencial da instituição de ensino, e não realizar este evento seria perder espaço de construção e de rede. “É um momento muito importante e muito singular, e de certa forma, é um ato de resistência”, disse.

De acordo com Rodney a edição deste ano tem um cunho social, e uma perspectiva muito focada na integração entre a ciência e a sociedade. “Buscamos, com a pesquisa acadêmica, um maior engajamento com a sociedade e o aperfeiçoamento dos modelos produtivos com a indústria e com os serviços, além de prestigiar o que os professores estão fazendo no dia a dia, em sala de aula”, comentou. Sobre a expectativa para esse ano, o pró-reitor disse que é a melhor possível e convidou todos a prestigiarem o evento.

Rodney também falou sobre o corte de verbas e seu impacto na JIT. “O mais fácil e cômodo seria não realizar a JIT este ano, mas ao propor realiza-la iremos mostrar toda a importância da pesquisa, tanto para a Instituição quanto para a sociedade brasileira”. Ele também agradeceu aos 40 alunos que, mesmo sem bolsas, conseguiram produzir o evento.

Após a abertura, teve início a primeira palestra, com a professora Pâmella Passos e mediação da professora Maylta dos Anjos.

A 13º JIT estima a chegada de cerca 600 participantes, entre eles: estudantes, docentes e pesquisadores. O evento ocorre até amanhã às 17:30h, com apresentações especiais de diversos campi e áreas de conhecimento, além de palestras e banneres.

Confira toda a programação da JIT aqui.