Logo IFRJ

XII JIT, VII Fórum ITE e II JPG no campus Nilópolis

auditório do campus Nilópolis na XII JIT, VII Fórum ITE e II JPG

A programação da tarde do primeiro dia da XII JIT, VII Fórum ITE e II JPG, no campus Nilópolis, contou com a mesa redonda intitulada “Desafios e Oportunidades para a Formação de Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo no IFRJ”, mediada pela diretora da Agência de Inovação, Patrícia Ferreira.

Os palestrantes, José Alberto Aranha, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e Rita de Cássia Pinheiro, especialista sênior em Propriedade Intelectual do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, debateram assuntos pertinentes à criatividade e inovação dos alunos na criação de novos produtos e marcas.

De acordo com Rita, é importante patentear todo e qualquer produto ou marca que se encaixe na Lei de Propriedade Industrial já que, assim, a criação ficará segura de plágios. Após a palestra, foi disponibilizada uma sessão de pôsteres com os trabalhos dos alunos, sendo: 21 pertencentes à JIT – Ciências Agrárias; 52 da JIT – Ciências Exatas e da Terra; 14 da JIT – Engenharias e seis trabalhos do Fórum ITE.


Exposição de pôsteres

Para Karine Albuquerque, expositora do pôster “Estudo Morfoanatômico e Histoquímico de folhas de Synadenium grantii Hook F. (Euphorbiaceae)” e aluna de curso Técnico em Biotecnologia, do campus Rio de Janeiro, foi de suma importância expor o seu trabalho para a comunidade do IFRJ: “Não tenho nem palavras para descrever a emoção de expor meu trabalho, porque às vezes a gente fica no laboratório fazendo algum projeto e é legal, mas quando ouvimos pessoas se interessando pela nossa pesquisa e dizendo o quanto é interessante, dá um ânimo a mais”, explicou.

O mesmo aconteceu com o grupo de estudantes do campus Paracambi formado por Giovana Souza, aluna do 8º período do curso Técnico em Mecânica; Matheus Oliveira e Willian Castro, ambos formados em Mecânica pelo mesmo campus, que expuseram a pesquisa intitulada “Caracterização de sementes de pinhão-manso cultivados no IFRJ Pinheiral com potencial de aplicação em biocombustíveis”. Segundo Giovana, esse é um estudo ainda novo no Brasil, devido ao fato de se explorar outros meios de biocombustíveis. “Hoje, o que mais se explora é a utilização de soja como meio de biocombustível. Porém, a nossa pesquisa tem como objetivo mostrar a eficácia do óleo de pinhão-manso como alternativa à soja”, disse.


Grupo do campus Paracambi

A segunda mesa redonda da tarde teve como tema “A experiência do Programa Professores para o Futuro e os desdobramentos dentro e fora da sala de aula (8ª edição do seminário Professores para o Futuro/VET/IFRJ)”, mediada pelo professor e diretor de Extensão Comunitária e Tecnológica, Júlio Page, com a presença dos palestrantes, Helton Sereno, professor do campus Volta Redonda e Leonardo Emanuel, professor do campus Rio de Janeiro. A conversa foi sobre as experiências obtidas por eles na Finlândia, onde conseguiram compreender melhor o ensino individualizado e o uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula.

Após a mesa, os professores realizaram duas oficinas. Na primeira, Leonardo Costa despertou o interesse dos alunos por meio de jogos de tabuleiro. Já na segunda, quem ficou encarregado de unir aprendizado em sala de aula com tecnologia, foram os professores Júlio Page e Helton Sereno.


da esq para dir: os professores Leonardo, Julio e Helton

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS