X Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2022, o Campus Paracambi do IFRJ sediou o X Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro (X SPEM). O evento, que é promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), contou com a parceria do IFRJ e do Respira Educação.

A solenidade de abertura contou com a participação de David Braga (diretor geral do Campus Paracambi), Wesley Machado (coordenador da licenciatura em matemática do IFRJ), Marcelo Bairral (professor da UFRRJ e ex-diretor da SBEM nacional) e dos diretores da SBEM-Rio, Ulisses Dias (UFRJ) e Rafael Novôa (IFRJ).

O SPEM é um evento acadêmico de divulgação científica de pesquisas na área de Educação Matemática. O objetivo é intensificar o intercâmbio técnico-científico de grupos de pesquisa do estado do Rio de Janeiro, bem como definir e delimitar temáticas e demandas para a pesquisa na região. A décima edição contou com a participação de professores da educação básica, de estudantes de pós graduação e de pesquisadores das mais renomadas instituições de ensino superior do estado.

foto de um grupo grande de pessoas, sentados numa sala, olhando para a câmera

“Nós da SBEM Rio, reconhecemos a importância do IFRJ e dos Institutos Federais na formação de professores no Brasil. Entendemos que a realização do evento no campus Paracambi do IFRJ é um movimento para o fortalecimento tanto das instituições públicas do interior do estado, quando da Educação”, disse o professor Rafael Novôa.