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ATIVIDADES SEMEPE

A SEMEPE deste ano ocorreu de 21 a 23 de Outubro, com o tema "Educação e desenvolvimento sustentável". O evento foi composto pela IX SEMATEC SUL, a X JORNADA CIENTÍFICA e o VIII SEMINÁRIO DE METROLOGIA.

 
ATIVIDADES CULTURAIS
 
 
EXPOSIÇÕES
 
 
LABORATÓRIOS
 
 
MESAS REDONDAS
E AFINS
 
MINI CURSOS
 
 
OFICINAS
 
 
PALESTRAS
 

ESTÃO ENCERRADAS AS INSCRIÇÃO PRÉVIA NAS ATIVIDADES

Veja abaixo a programação completa do evento, inclusive das atividades sem inscrição prévia

3º Bate papo: Loucura como tema universal - Literatura, música, cinema e cotidiano 

3º Bate papo: Loucura como tema universal - Literatura, música, cinema e cotidiano 

A atividade apresenta o tema Loucura como tema universal na literatura, comparando obras tradicionais canônicas e manifestações artísticas atuais populares, como best-sellers, músicas, filmes e séries. O objetivo é desenvolver um bate-papo para discutir abordagens entre o tradicional e o atual mais popular. A atividade é realizada a partir do programa Jovens Talentos para a Ciência – Faperj.

Responsável pela atividade: Solange Nascimento da Silva

Data: 23/10/2019 - Horário: 13h às 15h - Local: Auditório

Café Literário 

VII Café literário. O tema escolhido pela comunidade acadêmica foi Carlos Drummond de Andrade: vida e obra..pretendemos seguir o formato dos outros cafés literários, com biografia, poesia, decorando o ambiente da biblioteca, música, esquete, e no final um saboroso café embaixo da tenda. Estamos trabalhando em equipe para organizar esse evento com todo o capricho aos moldes do anterior.

Responsável pela atividade: Cintia Valéria Wagner

Data: 21/10/2019 - Horário: 9h às 12h - Local: Biblioteca

Abertura da SEMEPE com o Café Literário
Abertura da SEMEPE com o Café Literário

Cine debate: Dia da pessoa com deficiência 

Devido ao Dia da Pessoa com Deficiência o NAPNE - Núcleo de Atendimento a Pessoa com Necessidade Específica - realizará um Cine Debate com o objetivo de refletir sobre as possibilidades de relação sócio-afetiva das pessoas com deficiência física. A metodologia para esta proposta de atividade será a de passar o filme "Meu pé esquerdo", em seguida realizar um debate com um fisioterapeuta convidado.

Responsável pela atividade: Márcia Amira Freitas do Amaral

Data: 22/10/2019 - Horário: 18h às 22h - Local: Sala 17

Compartilhando Leituras III 

A atividade trabalha a importância da leitura. Nesta atividade, o desafio é proposto por meio de uma campanha de troca de livros. Busca-se oportunizar uma experiência de conscientização e de ação, com incentivo ao compartilhamento de obras. Para isso, o grupo de alunos organizará uma campanha de coleta, seleção, divulgação e troca de livros durante a semana acadêmica.

Nome do professor: Solange Nascimento da Silva

Data: 21/10/2019 a 23/10/2019 - Horário: 9h às 17h - Local: Hall

IF Cine 

A atividade proposta consiste na exibição de um filme em longa-metragem que suscite reflexão e um olhar crítico sobre a sociedade atual, seguida de debate mediado pelos membros da comissão que organiza o projeto desenvolvido periodicamente no campus. O IFCine, cineclube criado no IFRJ campus Volta Redonda como atividade de extensão, é realizado por uma comissão formada por docentes de áreas diversas (Língua Portuguesa e Literatura, Sociologia e História) de modo a estimular, entre as comunidades interna e externa do campus, diferentes olhares sobre a atividade cinematográfica e também sobre questões fundamentais dos dias atuais. O projeto toma por base o papel essencial que o meio audiovisual desempenha como fonte de informação e entretenimento, convertendo-se, ainda, como veículo de representação da realidade social. Aprimorar a percepção em relação à atividade cinematográfica constitui uma das perspectivas da atividade em questão, colocando em debate as múltiplas escolhas, recortes, encenações que compõem a linguagem cinematográfica e que dão forma às narrativas em cena. A cada semestre, o cineclube elege um eixo norteador das produções a serem exibidas, sendo que, desde sua criação, já abordou temas como juventude, tolerância, arte, clássicos do cinema, ficção científica, questões sociais e relações étnico-raciais. A cada exibição, segue-se um debate no qual aspectos cinematográficos e narrativos entram em pauta, bem como as questões que cercam a representação do tema presente no filme, dando forma a um momento de troca de percepções entre os espectadores.

Responsável pela atividade: Claudia Maria Nunes Martins

Data: 21/10/2019 - Horário: 13h às 16h - Local: Auditório

Sala Animação 

No segundo semestre de 2019 o tema escolhido para o desenvolvimento das aulas da disciplina “Cinema, Sociedade e Educação”, ministrada pelos professores Flávia Cópio e Ayrton Costa nos Cursos de Licenciatura em Física e Matemática, será o cinema de Animação. Esse também é o tema do projeto de pré iniciação científica sob a orientação do professor Ayrton Costa com alunos bolsistas do Curso Médio Técnico em Automação Industrial, intitulado “A presença e o lugar do desenho e do som na animação O Menino e o Mundo”. Ambas as ações são desenvolvidas no IFRJ campus Volta Redonda. Como forma de reunir e compartilhar ao público conteúdos estudados em ambas as ações é que se propõe a constituição de uma sala especial sobre animação a estar aberta pelo período da SEMEPE. Trata-se de uma sala de aula preparada para receber uma exposição de imagens sobre a história da animação no Brasil e no mundo, uma espaço para oficinas práticas das técnicas de animação Stop Motion e Zootrópio e uma sessão de filmes (será contatada a produção regional do evento Dia Internacional da Animação). Também pretende-se que sejam apresentados pequenos filmes experimentais produzidos em sala de aula pelos alunos de Cinema, Sociedade e Educação. Outros núcleos de alunos orientados pelos professores também serão convidados e se envolverem na atividade aqui descrita.

Responsável pela atividade: Ayrton Ferreira da Costa Junior

Data: 21/10/2019 a 23/10/2019 - Horário: 14h às 18h - Local: Sala 18

Torneio de Xadrez

Torneio de Xadrez Escolar. Será realizado o torneio de xadrez escolar e haverá um espaço para a prática de xadrez para quem não quiser participar do torneio. Como objetivos estão a divulgação do Xadrez como atividade escolar, cultivando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais e servindo como forma de lazer no campus.O torneio será realizado utilizando o sistema suíço em 6 rodadas com tempo de 10 minutos para cada jogador.

Responsável pela atividade: Péricles Guedes Alves

Data: 22/10/2019 - Horário: 13h às 17h - Sala: Quadra

Cidade do aço também é natureza: Um bate papo sobre as áreas verdes de Volta Redonda

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Volta Redonda (SMMA) abordará assuntos ligados ao meio ambiente do município em uma palestra descontraída para os participantes da IV SEMEPE do campus, apresentando os projetos relativos às áreas verdes da cidade.

Responsável pela atividade: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Data: 22/10/2019 - Horário: 9h às 10h - Local: Auditório

Experimentando biologia

Em 2018, durante a SEMEPE, fizemos uma atividade com os alunos na disciplina de Biologia, onde eles deveriam elaborar um texto respondendo a pergunta "Tem Biologia aqui?". Os resultados dessa atividade mostraram que os estudantes têm afinidade por Biologia, no entanto, foi observado que é uma temática que pode ser mais representativa no campus. Neste sentido, diante da proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que traz o tema "Bioeconomia", somada a temática da SEMEPE 2019, "Educação e desenvolvimento sustentável", é interessante trazer mais Biologia para ser discutida no IFRJ campus Volta Redonda, de modo que não fiquemos restritos a sala de aula e ao conteúdo curricular, afinal, Biologia vai muito além dos muros da escola e dos conceitos da disciplina, envolvendo também economia, uso dos recursos naturais e produtos biotecnológicos presentes no nosso dia-a-dia. Por isso, o objetivo da presente proposta é experimentar Biologia no laboratório, demostrando práticas simples para o público em geral, e de fácil entendimento e aplicabilidade. Essas práticas estarão relacionadas ao aproveitamento de resíduos para produção de adubo através da compostagem; a fermentação para produção de alimentos, trazendo os produtos biotecnológicos; e a microscopia, que possibilita visualizar novas formas de vida invisíveis. No laboratório, a experimentação será conduzida por alunos que atualmente são bolsistas nos projetos de Biologia desenvolvidos no campus. E assim, será possível mostrar a importância dos saberes em Biologia e que temos Biologia aqui sim!

Responsável pela atividade: Aline Chaves Intorne

Data: 22/10/2019 - Horário: 14h às 17h - Local: Laboratório de Química e Biologia

A poluição nossa de cada dia

A poluição está presente no nosso cotidiano. Todos os dias somos expostos a diferentes formas de poluição e não nos damos conta disso, nem nos atentamos a quanto estamos prejudicando o ambiente e as gerações futuras. Pensando nisso, no final do primeiro semestre de 2019, as turmas de Biologia do segundo período do curso de Automação Industrial realizaram um trabalho em grupo, abordando 16 temáticas relacionadas a poluição que estão presentes no nosso dia-a-dia. Foram preparados 16 cartazes diferentes para discutir os assuntos. Dessa forma, o objetivo dessa exposição é que os alunos que realizaram essa atividade, agora no terceiro período do curso, reapresentem tais cartazes para a comunidade, principalmente, para os alunos do primeiro e segundo período de Automação Industrial como uma ação de Educação Ambiental. Para tanto, é preciso de espaço para o público transitar e discutir os temas de cada cartaz. Se fosse possível fixar os cartazes no pátio da escola ou na quadra, teríamos mais espaço para as pessoas transitarem e discutirem as ideias. É possível que os alunos também queiram apresentar algum vídeo sobre os temas, por isso, a necessidade do projetor e computador. Com isso, esperamos que o público reflita sobre suas ações e que cada um se veja como agente desse processo de poluição.

Responsável pela atividade: Aline Chaves Intorne

Data: 23/10/2019 - Horário: 9h às 12h - Local: Corredor - Área Externa

Alimentador Automático para Cães

Demonstração do alimentador automático, TCC 2019 -1 da AUT 371.

Responsável pela atividade: Reinaldo Gomes Santana

Data: 21/10/2019 - Horários: 9h às 12h - Local: Quadra

Data: 23/10/2019 - Horários: 14h às 17h - Local: Quadra

Amostragem da poluição atmosférica utilizando aparato didático para medições

A poluição do ar, além de causar danos à saúde humana, à fauna, à flora e aos materiais em geral, vem ainda sendo considerada por muitas nações como o principal agente de degradação ambiental em nosso planeta. Os problemas causados pela poluição do ar devem ser preocupação de todos, e particularmente torna-se relevante um esforço no sentido de levar as discussões relacionadas a tal problemática para as escolas. O presente projeto tem como objetivo principal a amostragem e análise da poluição atmosférica na cidade de Volta Redonda utilizando-se um aparato de medição possível de ser reproduzido em escolas de ensino médio. Esta temática é de particular interesse na cidade de Volta Redonda, uma vez que a cidade está estabelecida ao redor da maior siderúrgica da América Latina. Os impactos ambientais da indústria são desta forma sentidos no cotidiano dos moradores da cidade. Foi desenvolvido e já testado com sucesso através do presente projeto um medidor de vazão de ar e também um medidor de densidade de material particulado coletado no filtro. O medidor de vazão, do tipo Venturi, foi construído com materiais de baixo custo. Esperamos que outras escolas da região do entorno da siderúrgica também realizem as amostragens e análise da qualidade do ar utilizando o aparato desenvolvido. Desse modo será possível lançar as sementes para a criação de uma rede escolar de monitoramento ambiental na cidade de Volta Redonda.

Responsável pela atividade: André Augusto Isnard

Data: 21/10/2019 - Horário: 14h às 18h - Local: Sala 14B

Aplicação da eletrônica analógica em circuitos automatizados

Apresentar circuitos analógicos implementados que oferecem algum tipo de automação aplicando conceitos técnicos em hardware digital.

Responsável pela atividade: Regimar Maciel

Data: 23/10/2019 - Horário: 14h às 18h - Local: Quadra

Arduino aplicado em sistemas eletrônicos automatizados

Apresentar a aplicação da eletrônica digital e analógica em sistemas automatizados aplicando a tecnologia em sistemas automatizados.

Responsável pela atividade: Regimar Maciel

Data: 23/10/2019 - Horário: 14h às 18h - Local: Quadra

Buracos negros: uma viagem no tempo

O céu é fascinante pelo que vemos e ainda mais extraordinário pelo que esconde. Tratar de temas relacionados à Astronomia e ciências afins é fundamental para compreendermos nossa origem e traçar um diagnóstico sobre nosso futuro. Esta atividade tem como objetivo proporcionar ao participante uma experiência sensorial da viagem no tempo. Trata-se de uma sala ambiente com estrutura TNT, madeira e túneis que transportarão o participante para épocas diferentes no tempo. Com isso, poderemos discutir as implicações físicas resultantes de fenômenos que ocorrem nos buracos negros tais como desorientação e espaguetificação, construindo uma noção sensorial de uma possível viagem no tempo. Essa experiência irá levar os participantes a refletirem sobre os limites e possibilidade físicos que permitem tais eventos. A importância desta atividade reside no fato de que poderemos tratar de fenômenos que aparecem constantemente na mídia e são tratados de maneira sensacionalista e levam o público a acreditar em eventos fantasiosos, levando-os a uma falsa ideia de ciência. Recentes descobertas como as ondas gravitacionais, bóson de Higgs, por exemplo, foram tratadas de maneira midiática há meses atrás, sem a devida preocupação científica. Portanto, faz-se necessária uma abordagem diferenciada e que leve as pessoas a refletirem sobre diversos aspectos do conhecimento científico.

Responsável pela atividade: Aline Tiara Mota

Data: 21/10/2019 a 22/10/2019 - Horários: 14h às 17h | 18h às 21h - Local: Sala 11

Exposição e lançamento do informativo NAPNE

No segundo semestre de 2019 o tema escolhido para o desenvolvimento das aulas da disciplina “Educação Inclusiva”, ministrada pelos professores Glauce Sarmento e Ayrton Costa nos Cursos de Licenciatura em Física e Matemática, será a Deficiência Visual. Entre os instrumentos avaliativos escolhidos pelos professores está a constituição de uma ensaio visual sobre DV, a montagem de uma exposição com tais imagens e a feitura de textos para o Informativo do NAPNE (Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidade Específica do IFRJ CVoR). Como forma de compartilhar o resultado das avaliações da disciplina é que se propõe a constituição de uma sala para expor as imagens e para lançar a edição do Informativo na SEMEPE. Outros núcleos de alunos orientados pelos professores também serão convidados e se envolverem na atividade aqui descrita.

Responsável pela atividade: Ayrton Ferreira da Costa Junior

Data: 22/10/2019 - Horário: 14h às 18h - Local: Sala 14A

Exposição LEAM

A exposição consiste em apresentar a comunidade acadêmica o Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Matemática (LEAM) e os materiais que compõe esse espaço. O ambiente será apresentado ao público presente pelos monitores que irão apresentar o espaço com a finalidade de demonstrar as potencialidades e a importância de um laboratório específico destinado a área de ensino de matemática. Além disso, estarão expostos materiais diversos como: Geoplano, Matix, Sólidos Geométricos e Roteiros de Atividades. Os mesmos, estarão organizados de maneira a facilitar a obtenção do conhecimento sobre os recursos presentes no LEAM. Os monitores também irão destacar que os materiais do laboratório são disponíveis através de empréstimos e explicarão como esse processo ocorre, evidenciando ainda que tais empréstimos são feitos objetivando ajudar professores e alunos em seus processos de ensino-aprendizagem.

Responsável pela atividade: Magno Luiz Ferreira

Data: 21/10/2019 a 22/10/2019 - Horário: 14h às 20h - Local: Laboratório de Matemática

Extra, extra!

Exposição de Jornais elaborados pelas turmas 151 e 152 de 2019/1 nas disciplinas de História, Sociologia e Filosofia. Os temas são variados e vão desde análises sobre a 2 Guerra Mundial, passando pelas reflexões filosóficas sobre ética até as relações amorosas na modenidade.

Responsável pela atividade: Raquel Giffoni Pinto

Data: 21/10/2019 a 23/10/2019 - Horários: 9h às 12h | 14h às 17h - Local: Laboratório de Matemática

Funções matemáticas implementadas em circuitos digitais utilizando plataforma FPGA

Apresentar circuitos digitais implementados em FPGA para resolução de operações matemáticas aplicando conceitos técnicos em hardware digital.

Responsável pela atividade: Regimar Maciel

Data: 23/10/2019 - Horário: 14h às 18h - Local: Quadra

Projetos das disciplinas de eletricidade e eletrônica

A exposição de projetos dos alunos da Eletrotécnica nas disciplinas de Eletricidade e Eletrônica. Eles montarão stands para a exposição destes projetos e ficarão disponíveis através de uma escala para apresentar seus projetos para a comunidade.

Responsável pela atividade: Péricles Guedes Alves

Data: 21/10/2019 à 23/10/2019 - Horário: 13h às 18h - Local: Quadra

Utilização de sistemas fotovoltaicos

Apresenta o funcionamento de sistemas de energia fotovoltaico aplicando tecnologia na geração de energia solar

Responsável pela atividade: Regimar Maciel

Data: 23/10/2019 - Horário: 14h às 18h - Local: Quadra

Youtube como recurso didático no ensino da matemática básica

Os recursos das tecnologias da informação e comunicação (TICs) vêm facilitando o cotidiano das pessoas por meio do uso de smartphone e computadores. Exemplificando o exposto, citamos os aplicativos de transporte de passageiros, comércio digital e redes sociais. Na área educacional, os métodos de ensino denominados como ativos, por exemplo, Sala de Aula Invertida e Ensino Híbrido, utilizam como suporte educacional os recursos das TICs. Nesse sentido, o principal recurso educacional proporcionado pelas TICs é vídeo aula. Sendo o site YouTube, o mais utilizado para armazenamento do conteúdo citado. A integração deste recurso educacional ao ambiente escolar é de fácil implementação decorrente do baixo custo de produção. Este exposição propõe como recurso didático complementar ao ensino de Matemática em sala de aula, a utilização do site de compartilhamento de vídeos YouTube. Desse modo, a metodologia adotada neste trabalho para o Ensino de Matemática, consiste em agregar ao ensino tradicional em sala de aula com explanação teórica do conteúdo programático com posterior aplicação de exercícios de fixação, a resolução desses mesmos exercícios em vídeo aula visando consulta posterior dos alunos para sanar dúvidas e promover uma aprendizagem significativa.

Responsável pela atividade: Sebastião Luis de Oliveira

Data: 21/10/2019 - Horário: 14h às 16h - Local: Laboratório de informática 19

A escola como espaço de inclusão

Nossa proposta que nasceu do PIBIC de Educação Inclusiva em finalização, é realizar uma mesa-redonda com o objetivo de promover uma reflexão sobre a inclusão escolar. Será composta por três convidados e um moderador. Acredita-se que o debate proposto para esta mesa-redonda, irá contribuir para atender a demanda institucional de inclusão escolar.

Responsável pela atividade: Giovana Cardoso da Silva

Data: 23/10/2019 - Horário: 19h às 21h - Local: Sala 12

Aplicação Internet das coisas com NodeMCU - Turma 1

apresentar os conceitos básicos de configuração de microcontrolador para conexão aos serviços de IoT na nuvem, permitindo a monitoração e controle de variáveis de processo via celular/Internet à partir da explanação dos conceitos básicos da linguagem de programação no ambiente de desenvolvimento da plataforma Arduino, leitura de sinais de sensores e atuação de dispositivos (Leds, motores, válvulas), integração com o servidor WEB de aplicação em IoT e testes dinâmicos com uso do celular, NideMCU e sensores/atuadores. Serão utilizados aprox. dez módulos microcontroladores para que os alunos possam realizar os experimentos de configuração e conexão com a aplicação IoT.

Responsável pela atividade: Gilmar Gonçalves de Oliveira

Data: 22/10/2019 - Horário: 8h às 12h - Local: Laboratório de informática 19

Aplicação Internet das coisas com NodeMCU - Turma 2

apresentar os conceitos básicos de configuração de microcontrolador para conexão aos serviços de IoT na nuvem, permitindo a monitoração e controle de variáveis de processo via celular/Internet à partir da explanação dos conceitos básicos da linguagem de programação no ambiente de desenvolvimento da plataforma Arduino, leitura de sinais de sensores e atuação de dispositivos (Leds, motores, válvulas), integração com o servidor WEB de aplicação em IoT e testes dinâmicos com uso do celular, NideMCU e sensores/atuadores. Serão utilizados aprox. dez módulos microcontroladores para que os alunos possam realizar os experimentos de configuração e conexão com a aplicação IoT.

Responsável pela atividade: Gilmar Gonçalves de Oliveira

Data: 23/10/2019 - Horário: 13h às 17h - Local: Laboratório de informática 19

Aprendendo função afim a partir dos gráficos

O minicurso aqui proposto tem por objetivo trabalhar o conteúdo de função afim a partir de seus gráficos, explorando e fazendo conexões entre a geometria e a álgebra. Todos os conceitos e características desse tipo de função serão discutidos e posteriormente formalizados a partir da construção de gráficos de função afim elaborados pelos próprios alunos. Espera-se que a partir da realização desse minicurso, os professores tenham mais uma possibilidade de se trabalhar função em sala de aula, tendo a possibilidade de abordar o conteúdo de uma forma diferenciada, na qual os alunos não apenas assistem à exposição de ideias, mas participam ativamente da construção dos conceitos e características desse tipo de função.

Responsável pela atividade: Joicy Pimentel Ferreira

Data: 22/10/2019 - Horário: 16h às 18h - Local: Sala 13

Caracterização de instrumentos de medição

O mini curso possui objetivo de apresentar a caracterização de instrumentos de medição por meio da medição elétrica, ou seja, compreender o sinal de saída elétrica de um determinado instrumento de medição e associar este sinal de forma confiável a uma grandeza de medição de interesse. Por exemplo, por meio da aplicação de um sistema de medição no qual o Arduíno poderá ser aplicado, por exemplo, para medir temperatura, avaliar qual seria a função básica de transformação do sinal elétrica em relação a graus Celsius. Determinar a função com os dados corrigidos e aplicar a função na linguagem de programação. O resultado esperado é que o público alvo possa desenvolver projetos de inovação com confiabilidade metrológica. O mini curso terá uma parte teórica e uma parte prática no Lab de Metrologia.

Responsável pela atividade: Nilmara Almeida Guimarães

Data: 21/10/2019 - Horário: 15h às 18h - Local: Laboratório de Metrologia

Confecção da ficha catalográfica

Confecção das fichas catalográficas que vão inseridas nos trabalhos de TCC's defendidos pelos alunos ao término de seus cursos. Explicar através de apresentação de power point como proceder de maneira correta e dentro das normas da ABNT como confeccionar fichas catalográficas.

Responsável pela atividade: Cíntia Valéria Wagner

Data: 21/10/2019 - Horário: 14h às 16h - Local: Sala 13

Desenvolvendo o pensamento algébrico na Educação Básica

A dificuldade dos alunos com os conteúdos algébricos na educação básica é tema recorrente quando se trata de discutir sobre o desempenho nas avaliações em Matemática. As pesquisas revelam que as queixas mais freqüentes dos alunos falam de uma linguagem indecifrável, que não faz sentido e que não se sabe o que fazer, revelando uma Álgebra escolar restrita à manipulação simbólica segundo determinadas regras. Destas discussões emerge a necessidade do desenvolvimento do Pensamento Algébrico. O Pensamento Algébrico abrange a simbolização (representar e analisar situações matemáticas, usando símbolos algébricos), o estudo de estruturas (compreender relações e funções) e a modelação. Desenvolver o pensamento algébrico implica em conhecer, compreender e usar os instrumentos simbólicos para representar o problema matematicamente, aplicar procedimentos formais para obter um resultado e poder interpretar e avaliar esse resultado. Como podemos fazer isso? Segundo Ponte(2005), Fiorentini (2003), entre outros, um dos caminhos para promover este raciocínio é o estudo dos padrões, dando atenção aos objetos, às relações existentes entre eles, representando e raciocinando sobre estas relações tanto quanto possível de modo geral e abstrato. Atividades que requerem generalização são propícias à dar forma e significado aos símbolos algébricos. Assim, este minicurso tem como objetivo discutir aspectos didáticos de atividades investigativas que se caracterizem pelo trabalho com os padrões, incluindo as etapas de generalização, simbolização e abstração. A primeira parte do minicurso se constitui da apresentação dos conceitos básicos que sustentam o Pensamento Algébrico e o trabalho com os padrões para a Educação Básica. A segunda parte consiste na simulação da prática de tarefas de natureza investigativa e exploratória, nas quais os alunos tenham a oportunidade de explorar padrões e relações numéricas, de explicitar as suas ideias em língua materna e simbólica e de discutir e refletir sobre as mesmas. Para fechamento do minicurso será realizada uma simulação de encaminhamento metodológico a partir de um padrão.

Responsável pela atividade: Isabella Moreira de Paiva Corrêa

Data: 23/10/2019 - Horário: 18h às 21h - Local: Sala 11

Desenvolvimento de menu por meio de tela LCD

O desenvolvimento de um menu se faz necessário sempre que há mais de uma opção de rotina a ser executada por uma programação que não seja automática, ou seja, necessita da interferência humana para indicar qual rotina será executada naquele momento. O objetivo do mini curso é apresentar de forma básica e prática o desenvolvimento de um menu por meio do Arduíno e uma tela LCD que pode ser aplicado em projetos finais de curso. A metodologia é apresentação teórica dos conceitos básicos e desenvolvimento prático.

Responsável pela atividade: Wysllan Jefferson Lima Garção

Data: 23/10/2019 - Horário: 14h às 17h - Local: Laboratório de informática 20

Programação de motores de Passo Nema 17

O mini curso possui objetivo de programar motores de passo Nema 17 por meio do Arduíno, aplicados na maioria dos projetos finais do curso de automação industrial, a fim de realizar a transferência de tecnologia e conhecimento por meio prático. O mini curso propõe a apresentação teórica da aplicação dos motores de passo, detalhamento da programação necessária para movimentação do mesmo, sistema de ligação elétrico e realização de prática para funcionamento do motor.

Responsável pela atividade: Nilmara Almeida Guimarães

Data: 21/10/2019 - Horário: 13h às 15h - Local: Laboratório de automação

Uso do Excel na Metrologia

O mini curso possui objetivo de apresentar o uso do Excel na Metrologia a fim de auxiliar no processo de criação de planilhas de calibração de instrumentos de medição, que pode ser aplicada nos cursos técnicos em automação industrial e metrologia. Planilhas de calibração são ferramentas utilizadas para automação dos cálculos necessários para estimativa da incerteza de medição necessária nos procedimentos de calibração de instrumentos de medição. A aula ocorrerá no Laboratório de Informática com a apresentação das funções básicas aplicadas na estimativa da incerteza de medição, além da aplicação da automação de células por meio do Excel®. Com o mini curso, o aluno poderá criar uma planilha básica de calibração com o auxílio dos professores orientados.

Responsável pela atividade: Nilmara Almeida Guimarães

Data: 22/10/2019 - Horário: 18h às 22h - Local: Laboratório de informática 19

Análise de certificado de calibração

Certificado de calibração é o produto final de uma calibração e o mesmo deve apresentar itens obrigatórios de acordo com a norma ABNT ISO/IEC 17025 – Requisitos para Acreditação de Laboratórios. O objetivo da oficina é apresentar os itens obrigatórios de acordo com a norma, realizar uma avaliação prática de tais itens em alguns certificados e determinar os critérios básicos para aprovação de um certificado de calibração após a análise crítica do resultado de medição. A oficina será abordada por meio dos conceitos teóricos e aplicação práticas de tais conceitos.

Responsável pela atividade: Nilmara Almeida Guimarães

Data: 21/10/2019 - Horário: 19h às 21h - Local: Sala 17

Avaliando a aprendizagem em Física por meio de experimentos

O tema da oficina é Avaliação em Física por meio de experimento atraves de indicadores de aprendizagem . O objetivo da atividade é apresentar uma alternativa diferenciada de avaliação na disciplina de Física. A oficina terá uma parte teórica e uma parte prática em que será desenvolvido um experimento e a partir deste criados indicadores de aprendizagem.

Responsável pela atividade: Márcia Amira Freitas do Amaral

Data: 22/10/2019 - Horário: 14h às 16h - Local: Sala 12

Confecção de placas de circuito impresso

Oficina com o objetivo de fabricar uma placa de circuito impresso funcional, usando técnicas apropriadas. Esse conteúdo não é abordado no curso, e é importante para a fabricação de protótipos, projetos, etc.

Responsável pela atividade: Reinaldo Gomes Santana

Data: 21/10/2019 à 23/10/2019 - Horário: 14h às 17h - Local: Laboratório de eletrônica

D.E.T.O.N.A. (Desenvolvendo técnicas de organização necessárias para a aprendizagem

A atividade, tem como objetivo apresentar técnicas de estudos para os participantes melhorarem a sua forma de estudar. As propostas deste trabalho irão “ensinar” o estudante a estudar por meio da utilização de técnicas de estudo que o auxiliarão em seu processo de aprendizagem. Como metodologia para a realização da oficina vamos desenvolver algumas técnicas que poderão auxiliá-los nos estudos.

Responsável pela atividade: Giovana Cardoso da Silva

Data: 21/10/2019 - Horário: 18h às 21h - Local: Sala 12

Na pele delas

A oficina "Na Pele Delas" é uma experiência de narrativa ficcional interativa, que retrata a trajetória de diferentes personagens em relacionamentos abusivos e como o ciclo de violência é perpetuado. O objetivo da atividade é construir um espaço de reflexão sobre os ciclos de violência contra as mulheres. Os participantes são divididos em duplas ou trios e receberão um cartão com o perfil da personagem, que irá direcioná-los até a próxima ficha. Ao final de cada ficha, os participantes poderão tomar decisões que alteram o rumo da história, construindo, assim, sua própria narrativa tal como estivessem na pele daquelas personagens. Após o término das histórias, todas as duplas/trios se reúnem para compartilhar suas reflexões e o que aprenderam sobre os ciclos de violência.

Responsável pela atividade: Ivan Gomes Doro Filho

Data: 23/10/2019 - Horário: 9h às 12h - Local: Sala 12

Oficina com material de baixo custo para ensino de Física

A oficina será desenvolvida pelos licenciandos matriculados em Estágio Supervisionado I e tem como objetivo apresentar recursos pedagógicos produzidos com material de baixo custo que possam facilitar ou auxiliar o ensino de Física. A oficina contará com um parte teórica e uma parte prática, onde os participantes construirão, dentre os recursos apresentados, aqueles que desejam construir e testar.

Responsável pela atividade: Glauce Cortez Pinheiro Sarmento

Data: 23/10/2019 - Horário: 18h às 21h - Local: Sala 13

Oficina com material de baixo custo para ensino de Matemática

A oficina será desenvolvida pelos licenciandos matriculados em Estágio Supervisionado I e tem como objetivo apresentar recursos pedagógicos produzidos com material de baixo custo que possam facilitar ou auxiliar o ensino de Matemática. A oficina contará com parte teórica e uma parte prática, onde os participantes escolherão, dentre os recursos apresentados, aqueles que desejam construir e testar.

Responsável pela atividade: Glauce Cortez Pinheiro Sarmento

Data: 23/10/2019 - Horário: 18h às 21h - Local: Sala 12

A saúde e segurança do trabalhador em uma abordagem multidisciplinar

Atividade contempla uma esquete teatral abordando a saúde do trabalhador submetido à pressão por resultados. Postermente serão apresentados alguns dados recentes sobre acidentes com e sem afastamentos e en seguida, serão feitas abordagens interdisciplinares relacionadas ao tema, com enfoque em estatística/matemática, tratamento de dados, controle de qualidade e sociologia.

Responsável pela atividade: Amanda Thais Loureiro

Data: 21/10/2019 - Horário: 14h às 16h - Local: Quadra

Construção da masculinidade e vivência escolar

A palestra “Construção da masculinidade, violência social e vida escolar” será proferida pelo professor convidado, Dr. Ivan Ignacio Pimentel, atualmente professor adjunto da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). O palestrante convidado é bacharel e licenciado em Geografia, e possui mestrado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2011) e Doutorado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, Gênero e Sexualidade, e Geografia e Ensino. O objetivo da atividade é contribuir para a discussão das relações de gênero na sociedade, promovendo a reflexão de questões referentes à construção e à vivência da masculinidade na sociedade e destacando seus impactos com relação à violência social e também na vida escolar. Parte-se da perspectiva de que os modelos de como ser sujeito masculino ou feminino em sociedade possuem um caráter social, cultural e histórico, moldando padrões, códigos, regras de comportamento e valores atribuídos ao que significa ser homem ou mulher nas relações estabelecidas socialmente. No que tange à construção da masculinidade, objeto da palestra proposta, busca-se compreender e discutir como, social e culturalmente, o masculino é configurado na associação entre elementos como força, energia, razão, competitividade, coragem, violência, agressividade, de um lado, e de outro, a proibição de se expressar sentimentos e emoções — aspectos que, em sociedade, acabam por criar relações de poder que implicam em relações desiguais entre homens e mulheres, entre meninos e meninas, em sociedade e na escola. A presente atividade integra o conjunto de discussões realizadas pelo Núcleo de Estudos de Gênero do campus Volta Redonda ao longo do ano de 2019.

Responsável pela atividade: Rosângela Maria Pereira

Data: 23/10/2019 - Horário: 14h às 16h - Local: Sala 13

Determinação do índice de qualidade do ar em Volta Redonda por meio da medição de material particulado e o impacto na sociedade

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, nove em cada dez pessoas respiram ar contendo altos níveis de poluentes, gerando a morte de sete milhões de pessoas por ano. As principais doenças causadas por essa poluição são: asma, câncer de pulmão, sarampo, rinite e bronquite. A qualidade do ar é averiguada por testes de concentração de poluentes atmosféricos e conferida com os níveis legalizados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). O objetivo do presente trabalho será apresentar o desenvolvimento um protótipo capaz de monitorar, via Internet das Coisas, o Índice de Qualidade do Ar (IQA) por meio da captação de material particulado de forma automática no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Volta Redonda.

Responsável pela atividade: Nilmara Almeida Guimarães

Data: 21/10/2019 - Horário: 14h às 15h - Local: Sala 17

Divisão por zero, Números Transreais e Transmatemática

Nesta palestra falaremos sobre a transmatemática, a matemática que surge a partir da permissão à divisão por zero. Tudo começou com os números transreais propostos pelo cientista da computação inglês James Anderson. Os números transreais são uma extensão dos números reais. Este novo conjunto é fechado para as quatro operações aritméticas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Em particular, a divisão por zero é permitida. Nesta palestra, contextualizaremos o expectador fazendo um resumo da concepção dos números transreais. Falaremos sobre a construção do conjunto dos números transreais, o que demonstra a consistência de sua aritmética. Falaremos sobre o cálculo transreal, que estabelece os conceitos de topologia, sequências, limite, continuidade, derivada e integral nos números transreais. Falaremos sobre a semântica total, isto é, uma semântica que engloba os valores lógicos clássicos, fuzzy, de contradição e de indeterminação e sobre o espaço lógico, onde proposições e mundos possíveis são objetos matemáticos bem definidos. Desta forma, podemos definir matematicamente diversos conceitos lógicos. Como, por exemplo, relações de acessibilidade, necessidade e possibilidade, transformações lógicas e um critério pra distinguir quando uma proposição é ou não clássica. Mostraremos que existe um mundo possível que pode acessar qualquer outro por aproximação. Faremos, também, uma discussão geral sobre a transmatemática, suas novidades e o desafio de ser aceita pelo meio acadêmico.

Responsável pela atividade: Tiago Soares dos Reis

Data: 22/10/2019 - Horário: 19h às 20h - Local: Sala 13

Existe vida após o IFRJ?

Troca de experiência entre ex-alunos e alunos atuais apresentando trabalho tecnológico: Elevador Hidráulico controlado via IoT.

Responsável pela atividade: Regimar Maciel

Data: 21/10/2019 - Horário: 14h às 16h - Local: Laboratório de eletrotécnica

Análise de desempenho no esporte: Gerando gráficos e relatórios com Scoutub

O sistema SCOUTUB gera dados exportáveis que iremos expolorar o conceito e utilização com base no uso de arquivos de texto em formato CSV para uso no Excell.

Responsável pela atividade: Matheus Alvarenga Oliveira

Data: 23/10/2019 - Horário: 10h às 12h - Local: Sala 13

Análise de desempenho no esporte: Interpretação do movimento em campo para captura de dados

Entender os movimentos de ataque e defesa através de algumas partidas em vídeos.

Responsável pela atividade: Matheus Alvarenga Oliveira

Data: 22/10/2019 - Horário: 8h às 10h - Local: Sala 13

Análise de desempenho no esporte: Meios de capturar informações sistemas

Como e quais meios utilizamos para a captação de dados. Após os videos compilaremos exemplos práticos de maneira teórica.

Responsável pela atividade: Matheus Alvarenga Oliveira

Data: 22/10/2019 - Horário: 10h às 12h - Local: Sala 13

Análise de desempenho no esporte: Praticando com ou sem Scoutub

Após entender conceitos de movimentos e meios de marcação, utilizar ambos no sistema SCOUTUB utilizando a plataforma.

Responsável pela atividade: Matheus Alvarenga Oliveira

Data: 23/10/2019 - Horário: 8h às 12h - Local: Sala 13

Encontro de formação: Compartilhando saberes no (do) campus

Nosso campus é repleto de experiências positivas nas diferentes áreas e setores que, às vezes, a comunidade acadêmica não toma conhecimento. Em virtude disso, apresentamos a proposta de comunicação oral destas experiências com o objetivo de conhecer e agregar conhecimentos sobre as mesmas. Esta atividade é parte do projeto em andamento ENFORM (Encontros de Formação).

Responsável pela atividade: Giovana Cardoso da Silva

Data: 21/10/2019 - Horário: 14h às 17h - Local: Sala 12

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