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Visitas escolas em São João de Meriti

A Direção-geral do Campus São João de Meriti se reuniu com diretores, equipes pedagógicas e docentes para visitar diversas unidades escolares da rede estadual de educação distribuídas pela cidade de são João de Meriti.

Rodney Albuquerque diz que 22 unidades foram visitadas e que para esse recorte, de um universo de 42 escolas naquela região, foram consideradas variáveis como: equidade na distribuição territorial, histórico de relação institucional, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), posição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), proximidades a condomínios populares de grande densidade populacional, percepção dos bairros hipoeconomicamente mais vulneráveis no contexto do município, dados do Instituto de Segurnaça Pública, localização física em acessos principais aos municípios limítrofes com São João de Meriti, tais como Nilópolis, Duque de Caxias, Mesquita, Belford Roxo e a zona norte do Rio de Janeiro, entre outros critérios de escolha observáveis.

Pela parte da equipe gestora do campus São João de Meriti também ter identificado no Plano de Trabalho aditivado ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o IFRJ, um importante instrumento de aproximação institucional e potencial ponte de articulação para um novo relacionamento do Campus São João com as escolas estaduais do território, onde foi possível apresentar às unidades escolares uma visão da educação profissional técnica e tecnológica, mas de forma pormenorizada prover detalhes e benefícios do ACT àquelas comunidades acadêmicas.

Neste primeiro momento, das 22 unidades da rede estadual de educação da amostra, ao todo 110 estudantes de 10 escolas estaduais (Ciep 175 José Lins do Rego, Ciep 016 Professora Luciene de Souza Peclat, Colégio Estadual Agostinho Porto, Ciep 169 Maria Augusta Correia, Ciep 170 Gregorio Bezerra, Colégio Estadual Alzira dos Santos da Silva, Colégio Estadual Rubens Farrulla, Colégio Estadual Vera Cruz, Ciep 114 Maria Gavázio Martins e Colégio Estadual Pedro Alvares Cabral) efetivamente vieram ao campus realizar suas matrículas, apresentando uma resposta em torno de 45,45% das unidades na amostra, um resultado de fôlego, nesta que é uma iniciativa absolutamente inédita não apenas neste campus, mas no município como um todo.

 

 

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