Logo IFRJ

VI Semana da Saúde do IFRJ campus Realengo

Elisa Pôças, diretora-geral do campus, integrou a mesa de abertura

 

Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, aconteceu a “VI edição da Semana da Saúde” no campus de Realengo. Com a proposta de reunir na mesma semana importantes atividades do campus, como: a “V Jornada de Iniciação Científica”, o “III Encontro de Arte e Cultura”, a “II Semana de Extensão (Semanex)”, o “III Encontro de Monitoria Acadêmica” e as Semanas Acadêmicas de Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o evento contou com palestras, oficinas, exposições, rodas de conversas, cine debate, instalações e serviços de saúde.

A mesa de abertura foi composta pela diretora-geral do campus, Elisa Pôças; pela coordenadora de Extensão, Ana Carolina de Souza; pela coordenadora do Núcleo de Atenção a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), Viviane Souza; e pela representante da Coordenação Técnico-Pedagógica (COTP), Renata Marques. Integraram a mesa, ainda, os alunos: Matheus Freitas, representante do Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional; Gabriele Falzoni, representante do movimento estudantil e do Centro Acadêmico de Fisioterapia; e Késia Gonçalves, representante do Diretório Acadêmico de Farmácia.

A diretora-geral Elisa Pôças iniciou sua fala parabenizando a organização do evento e desejando a todos um ótimo proveito da semana. Logo após, Leda Glicécio, professora do curso de Fármacia do campus Realengo, contou acerca da história de Realengo e do processo de início do campus local. A ex-aluna do IFRJ Andreza Picolli – que hoje é professora da Prefeitura do Rio, Técnica de Laboratório do Ministério da Saúde, Mestre e Doutora em Saúde Pública – foi convidada para descrever suas experiências profissionais no ambiente da saúde.


Laboratório de Criação de Pinturas e Artes​

A discente Gabriele Falzoni, uma das organizadoras do evento, afirmou que essa foi a primeira vez em que todas essas atividades foram realizadas na mesma semana. “Apesar disso, todas as atividades aconteceram da maneira que foi planejado. Foi a Semana Acadêmica em que nós conseguimos mais pessoas, tanto na abertura da semana, quanto no final dela”, disse.

O primeiro dia da semana contou também uma palestra sobre o Câncer de Mama com a palestrante Patrícia Gomes, terapeuta ocupacional que trouxe informações sobre a doença, os fatores de riscos e como a Fisioterapia e a Terapia ocupacional fazem parte desse tratamento.

O Laboratório de Criação de Pinturas e Artes também fez parte do primeiro dia e teve o intuito de estimular a expressão e a arte entre os alunos e idosos que fizeram parte dessa atividade.

Segundo dia – No segundo dia foi possível conferir a Instalação do NAPNE intitulada “Acessibilidade, já ouvir falar? ”, em que participantes do evento podiam passar pela experiência de enfrentar as dificuldades cotidianas de um deficiente. O intuito da instalação era fazer as pessoas praticarem a empatia. No final da sessão, os participantes podiam escrever num quadro como foi a experiência.


Trabalhos em pôsteres integraram a V Jornada de Iniciação Cientifica (JIC)

Como parte da “V Jornada de Iniciação Cientifica (JIC)”, alunos de Farmácia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia apresentaram trabalhos em pôsteres. Os professores avaliaram os trabalhos e atribuíram pontuações. Os nove alunos que tiraram nota máxima ganharam uma menção honrosa. Os temas contemplados foram: “Efeitos da eletroestimulação transcutânea no ponto yunmen (lu2) de acupuntura sobre o perfil autonômico de indivíduos saudáveis”; “Efeitos da contenção facilitada associada à aspiração das vias aéreas em prematuros”; “Debate sobre racismo em atividade de aproximação a realidade social de estudantes de escolas públicas federais”; “Atenção farmacêutica no tratamento da diabetes”; “Alcaloides quinolizidíncos isolados de acosmium dasycarpum: potenciais compostos bioativos”; “Potencial da espécie mandevillamoricandiana (apocynaceae) no combate às larvas do mosquito aedes aegypti”; “Uso da microextração líquido-líquido dispersiva para a determinação do fungicida cresoxim-metílico em amostras de uva”; “Semana da luta antimanicomial do campus Realengo”; e “Intervenções sobre sexualidade com adolescentes: parceria entre o PET Sexualidade, Escola Municipal e Centro Municipal de Saúde na Zona Oeste do Rio de Janeiro”.

Houve, também, um grupo de atenção farmacêutica que aferiu a pressão e mediu a glicose dos alunos, servidores e visitantes do evento. Outras atividades fizeram parte da programação, entre elas a mesa-redonda com profissionais da área de Farmácia, formados pelo IFRJ, contando suas experiências em diferentes setores e mostrando os desafios da profissão e outras opções no mercado de trabalho.


Mesa-redonda com profissionais da área de Farmácia

Terceiro dia – Uma Roda de Conversa com André Luís Mansur, jornalista e escritor, marcou o terceiro dia. Ele falou sobre o seu livro “O Velho Oeste Carioca: uma breve história dos bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro”. O autor abordou a história da ocupação entre os bairros de Deodoro a Sepetiba.

A “III edição da Semana de Extensão (Semanex)” trouxe apresentações dos projetos em andamento dos alunos e professores do campus. O terceiro dia contou também com uma roda de conversa sobre a “Depressão na Vida Acadêmica” com a psicóloga do campus, Lívia Brum, que explicou o que é a doença, os fatores que influenciam e deu abertura para uma conversa com os alunos e professores.

Fechamento – O último dia de programação foi na quinta-feira e contou com uma Mostra de Talentos, que faz parte de um projeto de extensão que tem por objetivo integrar as diversas formas artísticas e culturais do IFRJ Realengo. A proposta era fazer com que a comunidade interna e externa apresentasse suas habilidades e interesses relacionados a arte e cultura, estimulando o desenvolvimento da atenção, da expressão individual e coletiva, a colaboração e a solidariedade entre os atores envolvidos. Os participantes se apresentaram por meio de poesias, danças, cantos e instrumentos.


Mostra de talentos trouxe diversas manifestações artísticas

Houve também uma Roda de Conversa sobre “Interprofissionalidade”. Alunas e professoras de Farmácia e Fisioterapia contaram suas experiências e falaram sobre a importância da integração entre essas profissões dentro da clínica escola do campus de Realengo.

A aluna de Farmácia Beatriz Silveira ressaltou que cada profissional tem o seu lugar dentro do ambiente da saúde e que essa interação entre eles só aumenta a produtividade. “Quando os profissionais de Farmácia e Fisioterapia se juntam para atender o mesmo paciente, torna-se mais rápido e mais fácil solucionar o problema e dar um diagnóstico”, disse.

 A VI edição da Semana da Saúde finalizou com uma “Vivência da Dança Sênior”. Essa atividade faz parte de um projeto de Extensão com idosos da região, que tem o objetivo de oferecer a esse grupo um espaço de prática de dança, estimular hábitos saudáveis, promover a saúde, oferecer uma rede de solidariedade entre os idosos e colocar em prática a educação interprofissional.

Matheus Freitas, estudante de Terapia Ocupacional, participou de todos os dias de programação da Semana da Saúde e resumiu o evento como um local de debate, aprendizado e reflexão. “Essa semana ajudou muito no meu autoconhecimento, principalmente na minha construção como um ‘eu’ profissional e pessoal”, concluiu.


Dança Sênior finalizou a programação

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS