Vereadores de Paracambi reiteram apoio ao IFRJ

O reitor do IFRJ, professor Rafael Almada, recebeu a visita de um grupo de vereadores da câmara municipal de Paracambi nesta quarta feira, 22 de maio. Os vereadores, sensibilizados com o anúncio do bloqueio de recursos anunciado pelo MEC, que atinge tanto os institutos quanto as universidades públicas federais, e preocupados com o impacto que tal medida possa provocar em seu município, que possui um campus da Instituição, demonstraram total solidariedade e apresentaram uma Moção de Apoio ao Instituto.

A mesa diretora da Câmara Municipal foi representada por Dário Vinícius de Carvalho, presidente da Câmara; Adilson Paulo Soares, vice-presidente; Ronaldo José da Silva (Foguinho), 1º secretário; Rodrigo da Silva Pessoa, 2º secretário e João Victor Monfardini Pereira, corregedor.

Dário de Carvalho disse que este é um momento particularmente difícil, e que o IFRJ é extremamente importante para a cidade de Paracambi, não apenas propiciando uma educação de qualidade para os jovens, mas também ajudando a movimentar a economia local, e que a visita teve o objetivo de tornar público o apoio do poder legislativo a tudo que o IFRJ representa para a região, de maneira direta. “Queremos estreitar esta relação que temos com o IFRJ cada vez mais, e temos total convicção de toda a relevância do Instituto em Paracambi”.

O reitor agradeceu a presença dos vereadores, o apoio às mobilizações e reforçou o compromisso que o IFRJ tem com todos os municípios onde possui um campus. Rafael lembrou que a realidade do IFRJ é de estudantes que estão atuando diretamente em seus municípios, montando pequenas empresas e progredindo. “Nós queremos levar a Paracambi uma incubadora de empresas, algo que tem dado certo, uma experiência exitosa. E nós entendemos que essas experiências precisam ser replicadas”.

Por fim, Rafael falou das parcerias que o Instituto desenvolve e de como acabam por beneficiar o desenvolvimento das regiões, e ressaltou que a  relação com Paracambi, com os poderes locais, é um ótimo indicativo de uma evolução cada vez maior nesse processo político. Ele disse, ainda, que o IFRJ estudará uma forma de ofertar cursos de capacitação que também contemplem vagas para a Câmara Municipal de Paracambi.