Três campi do IFRJ sediam evento de sociologia

O IFRJ, através de seus campi Engenheiro Paulo de Frontin, Nilópolis e Arraial do Cabo sediarão a segunda fase da II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro no mês de maio de 2023. A segunda etapa desta olimpíada de conhecimento ocorrerá nos seguintes dias: 12/05, em Eng. Paulo de Frontin; 13/05, em Nilópolis; 20/05 em Arraial do Cabo.

Tendo o formato de um torneio competitivo entre equipes compostas por estudantes matriculados nas três séries do ensino médio de distintas instituições educacionais do território fluminense, públicas e privadas, porém estimulando práticas colaborativas intraescolas, o projeto extensionista “Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro” tem como principal objetivo promover a familiarização de estudantes do Ensino Médio com os conceitos, categorias, temáticas e autores das Ciências Sociais, como também contribuir para a consolidação e expansão da Sociologia como disciplina escolar, promovendo reflexões e debates acerca de estratégias lúdicas e criativas para o seu ensino.

A realização da olimpíada também é pensada como uma forma de chamar a atenção para a qualidade e a relevância da oferta da disciplina de Sociologia no Ensino Médio no estado do Rio de Janeiro, e para o seu fortalecimento frente às mudanças colocadas pela Contrarreforma do Ensino Médio. Agora em sua segunda edição, a olimpíada foi ampliada para que pudesse contemplar a participação de mais estudantes, mais escolas, e de diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro. Assim, busca a divulgação das Ciências Sociais de forma mais ampla, bem como a interiorização e capilarização da oportunidade de participar de um evento como esse a jovens de diferentes municípios do estado.

Idealizada e coordenada pelo Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LabES) da UFRJ, sob liderança da professora Julia Polessa Maçaira, a II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro é realizada em parceria com as seguintes instituições: Colégios Estaduais Afonso Pena (CEAP) e André Maurois (CEAM); com as universidades PUC-Rio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e com os colégios federais Pedro II, CEFET – Nova Iguaçu e Maracanã e IFRJ – Engenheiro Paulo de Frontin, Arraial do Cabo e Nilópolis.

A parceria com o IFRJ se deu mediante a aprovação de três projetos de extensão no Edital Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Editais Integrados n. 02 e 03 de 2022), em Arraial do Cabo, sob coordenação do professor de Sociologia Ricardo Cesar Rocha da Costa e com o bolsista Pibiex Jr. Cauã Raphael Santos de Paula; em Engenheiro Paulo de Frontin, sob a coordenação da professora de Sociologia Gabriela Almeida Kronemberger e com a bolsista Pibiex Jr. Karen Kristina S. Araujo de Carvalho; e em Nilópolis, sob coordenação do professor de Sociologia Fabio Peixoto e com o bolsista Pibiex Jr. Paulo Roberto Thomaz Falco.

“Esta segunda edição é muito promissora e reforça a importância e o potencial do ensino de Sociologia para a Educação Básica”, afirmou Gabriela Kronemberger. Uma evidência disso foi a grande adesão de escolas e estudantes interessados em participar deste torneio, como revelam os dados de inscrição no evento: 516 estudantes e 54 professores orientadores inscritos, de 35 escolas provenientes de 14 municípios diferentes do estado do RJ, totalizando 72 equipes validadas a participarem da olimpíada.

Acompanhem a II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro através do Instagram do projeto: https://www.instagram.com/olimpiadasociologiarj/ .

Colaboração: Verônica Trindade Marques