Logo IFRJ

Trabalho de professor do Campus Rio de Janeiro é premiado em X Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental

O professor do Campus Rio de Janeiro, Harley Martins, teve seu trabalho premiado no “X Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental” (ConGeA). O evento aconteceu entre os dias 4 e 7 de novembro de 2019, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Com o título “A logística reversa de embalagens de lubrificantes automotivos no Brasil: o cenário atual e as exigências da política nacional de resíduos sólidos”, o trabalho foi apresentado por Harley e teve também como autores os professores Gustavo Simas, Hudson da Silva e Michelle Fortunato. Todos fazem parte dos cursos da área ambiental.

Harley contou que o trabalho é um dos desdobramentos resultantes de uma pesquisa de mais de duas décadas sobre o tema. “Esse tema foi iniciado em meu Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia Química. Após esse pontapé inicial, a pesquisa evoluiu e foi alvo de uma monografia no MBA em Gestão e Tecnologia Ambiental e, depois, com um direcionamento específico, o tema foi objeto de minha dissertação de mestrado”. O professor falou, ainda, que a ideia foi reavaliar o cenário atual da Logística Reversa de Embalagens de Lubrificantes frente às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PRNS), que está em vias de completar dez anos de sua publicação.

O trabalho premiado, em específico, contou com a reavaliação do sistema de logística reversa das embalagens pós consumo de lubrificantes, com foco no Estado do Rio de Janeiro, e foi consolidado em cerca de um ano. Entretanto, o professor frisou que foi o acervo de dados gerados nas últimas duas décadas que possibilitou realizar comparações, definir evoluções, identificar entraves e propor mudanças para o estabelecimento estruturado de uma metodologia de logística reversa viável e eficaz.

“Os professores Hudson da Silva e Gustavo Simas foram muito importantes para o trabalho. Especialmente, para que fosse possível realizar uma análise crítica técnica e estrutural do trabalho”, afirmou Harley, que ainda revelou que um projeto conjunto já está em curso para que seja organizado um livro técnico sobre o tema, com coletânea de artigos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais – já aprovado por comitês editoriais de duas editoras.

Segundo o professor, parte da gratificação passa pelo fato de ter um trabalho reconhecido. “É muito bom quando profissionais da sua área de conhecimento reconhecem o valor de seu objeto de pesquisa, em especial, num congresso como o ConGeA”, explicou Harley. “O IFRJ possui diversos cursos ligados à área ambiental e acredito que essa premiação demonstra que nossa instituição mantém importante nível nas suas produções científicas nessa área”, finalizou.

Colaboração: Fernanda Monteiro

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS