Logo IFRJ

Territórios e Culturas: Diálogos dos Povos e Comunidades Tradicionais com as Periferias Urbanas no RJ

O ciclo de extensão “Territórios e Culturas: Diálogos dos Povos e Comunidades Tradicionais com as Periferias Urbanas no RJ” está de volta. Desenhado inicialmente para um formato totalmente presencial (cinco debates no auditório do IFRJ Nilópolis e um trabalho de campo, no Quilombo do Campinho, no município de Paraty) o ciclo teve que ser suspenso na véspera de sua inauguração, em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Adaptado agora para um formato remoto, ou “presencial on line”, por meio de uma parceria com o Coletivo Pluriverso - Diálogo de Saberes, suas atividades acontecerão em uma plataforma interativa na web.
O curso propõe um diálogo entre as práticas e experiências dos chamados povos e comunidades tradicionais no estado do Rio de Janeiro – destacando-se a presença indígena, caiçara, quilombola – com o movimento dos pequenos agricultores e com projetos e ações realizados na periferia urbana do Rio de Janeiro.
Desdobramento do I Ciclo de Extensão em História, Memória e Cultura Indígena (realizado entre o segundo semestre de 2018 e o primeiro semestre de 2019, no próprio IFRJ Nilópolis), este novo curso amplia o foco de análise para uma escala mais ampla, envolvendo, além dos indígenas, outros povos e comunidades tradicionais e pequenos agricultores.
Territórios e Culturas é realizado pelo NEABI-Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, com o fomento e apoio da COEX- Coordenação de Extensão, do IFRJ Campus Nilópolis, e co-realizado com o Fórum de Comunidades Tradicionais Angra-Paraty-Ubatuba e com o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina-OTSS – parceria do Fórum com a Fiocruz. O Ciclo tem ainda as parcerias do Movimento dos Pequenos Agricultores-MPA e do espaço Raízes do Brasil.
O primeiro encontro será nesta sexta, dia 04 de Setembro, e se dará em dois momentos:
Às 13h30 haverá a mesa de abertura, com a participação do Diretor Geral do IFRJ Nilópolis, Thiago Matos Pinto, e dos coordenadores do ciclo, integrantes do NEABI e professores do IFRJ Nilópolis, Alexandre Pimentel e Affonso Pereira.
Em seguida, das 14h às 16h, acontece a aula inaugural do curso, com Carlos Walter Porto-Gonçalves (Geógrafo, professor titular do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense – PPGEO-UFF) e Vagner do Nascimento (Coordenador do Fórum de Comunidades Tradicionais e Coordenador Geral do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina – OTSS).

Como o Ciclo já teve suas inscrições encerradas no início do ano, a organização decidiu, nesse novo formato, fazer a transmissão ao vivo dos encontros no Canal do NEABI -

no Youtube: bit.ly/neabi_ifrj_nilopolis

Acompanhe a programação e se inscreva no canal.
Colaboração: Alexandre Pimentel

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS