Terapia Ocupacional do IFRJ representada na XVIII edição do ENETO

Estudantes da Graduação em Terapia Ocupacional do campus Realengo participaram da XVIII edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Terapia Ocupacional (ENETO), realizado entre os dias 21 e 25 de janeiro de 2019 na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba - Minas Gerais.

O evento, que teve como tema “Para que(m) serve seu conhecimento?”, contou com, aproximadamente, 300 alunos inscritos de diversas faculdade pelo Brasil, sendo 27 deles do IFRJ. Em uma iniciativa colaborativa e interinstitucional, o IFRJ convidou os estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que também estariam interessados em participar. Assim, as instituições estabeleceram uma parceria no transporte, o que proporcionou aos estudantes a oportunidade de, juntos, representarem o Estado do Rio no evento nacional. No total, foram 33 alunos (27 do IFRJ e seis da UFRJ).

O evento teve início com uma mesa de abertura feita pela Comissão Organizadora, que apresentou o ENETO e entrou no questionamento do tema principal, gerando uma interação com os discentes. Os participantes puderam, ainda, participar de diversas oficinas, debates e minicursos relacionados à área de terapia ocupacional.

Apresentação de trabalhos – No penúltimo dia do evento ocorreram as apresentações e exposições de trabalhos e estudantes do IFRJ puderam apresentar suas pesquisas: Bruna Barbosa Barreto e Nathalie Lima de Oliveira expuseram o trabalho intitulado: “Mapeamento de terapeutas ocupacionais inseridos nas instituições de longa permanência para idosos (ILPI) e que atuam com pessoas com demência”, primeira etapa da pesquisa “Atenção ao idoso com demência no âmbito da Terapia Ocupacional: perfil, demandas e ações”; e Rebeca Barros da Silva Cunha debateu o tema “A vulnerabilidade social, o uso abusivo de álcool e drogas e a responsabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS): relatos do cotidiano”.

No último dia de evento ocorreu a plenária final, na qual foi realizada a votação da nova composição da executiva nacional e regional de terapia ocupacional. O Rio de Janeiro foi representado pelo discente Higor José de Alvarenga Bento, da UFRJ, na executiva nacional; pelos discentes Daniel Vieira de Oliveira e Breno Henrique Rocha dos Santos, da UFRJ, na executiva regional; e pelo discente Marcelo Dornelas da Silva, do IFRJ, no conselho fiscal. Também foram escolhidas quais instituições sediarão os próximos eventos: o XXIV Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Terapia Ocupacional (CONEETO) irá ocorrer na Universidade de São Paulo (USP). Já o XIX Encontro Nacional de Terapia Ocupacional ocorrerá na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.