Sudeste PET 2024
Com quatro trabalhos aprovados para apresentação, os estudantes e docentes tiveram ainda a possibilidade de participar de atividades culturais, reuniões setoriais de tutores e da comunidade discente, oficinas, grupos de trabalho temáticos e assembleia deliberativa.
Para o docente João Guerreiro, tutor do grupo PET Produção Cultural, participar do primeiro SudestePET presencial pós-Pandemia foi marcante. "As trocas com os tutoraes presentes e participar com os bolsistas e não bolsistas dos diversos debates foi um intenso aprendizado e oportunidade não só para mim, como também para os petianaos do PET Sexualidade (Campus Realengo) e do PET Produção Cultural (Campus Nilópolis). Tenho que agradecer o ônibus disponibilizado pela PROEX, o que permitiu que todos aos nossaos petianaos estivessem presentes. Ansioso pelo Encontro Nacional dos PETs (ENAPET) que ocorrerá em novembro, em Recife".
Para a estudante Vanessa Maia, do 3° período do Bacharelado em Produção Cultural, "O SudestePET foi uma experiência excepcional para mim! Tive a oportunidade de conhecer pessoas de diversos estados e do próprio Rio de Janeiro, assistir a trabalhos incríveis e participar de uma oficina de lambe lambe muito divertida. Além disso, consegui realizar algo que não imaginava ter a chance de fazer em tão pouco tempo: apresentar um trabalho no qual participei da elaboração para um público tão amplo. Ser Petiana de Produção Cultural tem aberto muitas portas para mim e estou muito feliz por estar aqui. Tenho certeza de que conquistaremos ainda mais no futuro!"
Nathan Miranda, do 3° período do Bacharelado em Produção Cultural e petiano não bolsista, disse que participar do SudestePET expandiu suas noções a respeito da educação superior pública, e sua importância na construção de uma universidade popular e coletiva, em diálogo direto com a sociedade externa. "Agradeço pela oportunidade de ter visto trabalhos como os dos PET's, Dimensões da língua e EtnoPET - ambos da UFRRJ, campus Seropédica. Mostrando como a presença popular na universidade, está construindo novas formas de relacionamentos interpessoais e coletivos, expandido a produção de conhecimento para além de um desenvolvimento meramente mercadológico e padronizado".