Setembro Azul: luta e celebração da comunidade surda

O mês de setembro é um marco para a comunidade surda. Ele representa todas as lutas e conquistas voltadas para a conscientização sobre acessibilidade, a comemoração das conquistas, do orgulho de ser surdo e os movimentos para o respeito à língua de sinais ao longo da história.

A escolha do mês de setembro não veio por acaso. O mês tem datas muito significativas para a comunidade surda, lembranças de perdas do passado e celebrações de grandes conquistas. Datas importantes como o congresso de Milão: ocorrido nos dias 06/09 e 11/09/1880, foi uma conferência internacional de educadores surdos, no qual foi proibido o uso das línguas de sinais e os surdos tiveram que se adaptar às línguas orais até que as línguas de sinais fossem aceitas novamente.

Aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 23/09 é o Dia Internacional das Línguas de Sinais, um passo significativo para a universalização de todas as comunidades e uma atitude importante para atingir o objetivo universal de inclusão.

Outra data importante para a comunidade em setembro, no Brasil, é o Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26/09. Foi escolhido por ser a data de fundação do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), a primeira escola de surdos no Brasil.

E, para finalizar, no dia 30/09 é celebrado o Dia Internacional do Surdo e o Dia Mundial do Tradutor-Intérprete.

Por que a cor Azul?

A cor azul apresenta significados distintos, que vão de tristezas e perdas à símbolo de orgulho e resistência da comunidade surda. Durante a segunda guerra mundial, os nazistas identificavam as pessoas com deficiência com uma faixa azul no braço, por considerá-las inferiores. Com o fim da guerra e com o passar dos anos, passou a simbolizar ao mesmo tempo a opressão enfrentada pelos surdos, a resistência e o orgulho da identidade e cultura surda.

A ressignificação da cor azul ficou marcada na Cerimônia da Fita Azul ( Blue Ribbon Ceremony), que lembrava os surdos que foram vítimas da opressão. Nela, o Dr. Patty Ladd (surdo) usou pela primeira vez uma fita azul no braço como símbolo do movimento. Hoje ,a cor azul turquesa representa a luta da comunidade surda e o orgulho de sua identidade e riqueza cultural.

Colaboração: Coordenação Geral de Diversidades (Coged)