Logo IFRJ

Servidores da reitoria fazem doação de sangue no Hemorio

Servidora na cadeira durante doação de sangue

A servidora Lígia Moura participou da ação, que foi iniciativa da Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador

A Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador (CST) promoveu uma ação com o objetivo de estimular a doação de sangue no período que antecede o Carnaval. Nesta quarta-feira (20/02) uma van levou servidores voluntários da reitoria até o Hemorio, com o intuito de abastecer o banco de sangue nesse momento festivo.

De acordo com a coordenação, os servidores foram convidados a preencherem um questionário de pré-triagem para que fosse possível saber se havia algum impeditivo para a doação que pudesse ser detectado previamente. “Foram selecionados dez servidores que encontravam-se aptos. Durante a triagem com o médico no Hemorio, nove servidores concluíram todas as etapas da doação. Cada bolsa de sangue coletada, denominada bolsa de sangue total, pode ser fracionada em até três bolsas de componentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma. Deste modo, os servidores do IFRJ contribuíram com até 27 bolsas de hemocomponentes”, explicou a enfermeira do Trabalho da CST, Ana Paula da Fonseca.

Ainda segundo Ana Paula, a CST entende que este tipo de ação reforça a consciência humanitária e solidariedade, além da necessidade do cuidado constante com a saúde. “Anualmente, realizamos a ação de saúde voltada para o Carnaval, quando precisamos nos divertir de maneira consciente, respeitando os limites do nosso corpo, a fim de preservar nossa saúde. Este ano, atuamos em parceria com o Hemorio para que possamos também ajudar o abastecimento do banco de sangue para esta época festiva. Com isso, podemos auxiliar pacientes que necessitam de transfusão de sangue e seus componentes nos mais de 200 hospitais públicos e conveniados no Estado do Rio de Janeiro”, explicou.

A técnica em Audiovisual da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) Lígia Moura foi uma entre os servidores que participaram da ação. Ela contou que sempre doou sangue com frequência, e fez coro com a equipe da CST ao destacar o valor do ato: “Acho que é um ato importante de solidariedade, compreensão e comunhão com a dor do outro. É um gesto simples, mas que pode salvar uma vida. Um familiar meu está internado, passou por cirurgia, e isso também me fez refletir sobre a importância desse ato. Quando a equipe do setor de saúde passou nos setores comunicando que haveria essa ação, achei uma excelente iniciativa e quis participar”, enfatizou.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS