Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no campus Mesquita

estudantes de escolas públicas do entorno da unidade na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no campus Mesquita

Cultura, arte, ciência e tecnologia marcaram os dias do evento

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), através do Espaço Ciência InterAtiva do campus Avançado Mesquita, em parceria com o “Ciência sob Tendas” da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizou nos dias 16, 17 e 18 de outubro a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018”.

A mesa de abertura foi composta pela pró-reitora de Extensão, Cristiane Henriques; pelo pró-reitor de Administração e Planejamento, Igor Valpassos; pela diretora-geral do campus, Maylta Brandão e pela diretora de Ensino da unidade, Grazielle Pereira.

O evento foi concebido através da parceria firmada entre o IFRJ e a UFF, que juntos receberam fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), obtido por meio de edital específico para a Semana. Além disso, o evento também contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX); da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); da Universidade do Porto – localizada em Portugal – e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

da esq para dir.: Grazielle Pereira, Maylta Brandão, Igor Valpassos e Cristiane Henriques

A coordenadora de Extensão do campus Avançado Mesquita, Ludmila Nogueira, em colaboração com diversas instituições, trouxe ao campus expositores de instituições de ensino regular dos municípios de Mesquita, Queimados e Nova Iguaçu. Alunos dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) e de Pós-Graduação da unidade apresentaram suas atividades como por exemplo, a “Contação de História”, que esteve presente em todos os dias de evento.

Outras atividades também fizeram parte da programação da Semana, dentre elas:  a “Feira dos Pequenos Cientistas”, com os alunos de ensino fundamental de Queimados; atividades com a temática do evento, preparadas por mediadores da Semana; sessões de filmes com vídeos da mostra “Ver Ciência” e mostra de trabalhos e experimentos científicos. Por fim, o Espaço Ciência InterAtiva (ECI) manteve suas portas abertas, com a exposição “Neurosensações”.

O evento contou com a presença de estudantes de escolas públicas do entorno da unidade, além de um público de diversas faixas etárias, somando cerca de 1.000 visitantes nos três dias de realização.

Espaço Ciência InterAtiva