Seleção Externa de Professor Supervisor para o Pibid

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) tornou público o edital contendo as normas referentes ao Processo de Seleção 2018 de Professores Supervisores para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), nas Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro, nos termos do nos termos do edital CAPES N°07/2018 e da Portaria CAPES Nº 45 de 12 de março de 2018.
O processo seletivo refere-se à formação de cadastro de reserva destinado exclusivamente a professores efetivos das redes de ensino públicas do estado do Rio de Janeiro participantes do PIBID (anexo I). Os supervisores selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 765,00, que será concedida obedecendo à classificação final, a partir da assinatura do Termo de Compromisso, com duração de até 18 meses.
Poderão se candidatar professores que atendam aos seguintes critérios de elegibilidade: possuir licenciatura que corresponda ao componente curricular ou ao curso do subprojeto; possuir experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica; declarar que possui disponibilidade do tempo necessário para realizar as atividades previstas para sua atuação no projeto; não ter recebido bolsa por período superior a 96 meses, considerando a participação na mesma modalidade, no PIBID, em qualquer subprojeto ou edição do programa; firmar termo de compromisso; ser professor na escola participante (anexo I) e estar atuando em sala de aula em componente curricular ou na etapa correspondente à habilitação concedida pelo curso participante do subprojeto, conforme possibilidade de execução no âmbito do IFRJ, listados abaixo:
- Duque de Caxias (unidade curricular de Química)
- Nilópolis (unidade curricular de Matemática)
- Nilópolis (unidade curricular de Química)
- Paracambi (unidade curricular de Matemática)
- Volta Redonda (unidade curricular de Matemática)
- Volta Redonda (unidade curricular de Física)
As inscrições vão de 05/07 a 09/07/2018 e deverão ser realizadas pelos candidatos, de segunda-feira a sexta-feira, nos seguintes horários:
- Campus Nilópolis - Secretaria de Ensino de Graduação, nos horários 14h às 20h;
- Campus Duque de Caxias - Secretaria de Graduação, nos horários de 9h às 13h;
- Campus Volta Redonda - na Recepção, nos horários de 11h às 17h.
- Campus Paracambi - Secretaria de Ensino de Graduação, nos horários de 15h às 19h.
No ato da inscrição o candidato deverá entregar, dentro de envelope lacrado e devidamente identificado (programa/curso/nome completo), os seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido (anexo II); formulário de disponibilidade de horário preenchido (anexo III); carta de intenção, justificando o interesse em participar do Programa (anexo IV); cópia do(s) diploma(s) da graduação em licenciatura; cópia do CPF; declaração da escola, constando a área/disciplina de atuação docente e concordância com a participação do professor no PIBID; comprovação de tempo de atuação na educação básica; currículo resumido cadastrado na Plataforma Freire, com cópia dos documentos comprobatórios.
Mais informações podem ser obtidas no edital.