Segundo grupo do Programa de Vivência Internacional para Desenvolvimento de Servidores Técnico-Administrativos do IFRJ chega a Portugal
![](https://www.ifrj.edu.br/sites/default/files/field/image/whatsapp_image_2024-11-12_at_14.37.14.jpeg)
O grupo de servidores, de diferentes setores, que participa da edição 2024.2 do Programa de Vivência Internacional para Desenvolvimento de Servidores Técnico-Administrativos do IFRJ já chegou ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Portugal. Durante duas semanas (até o dia 22/11), a equipe estará imersa nas metodologias e práticas do IPVC. Esta continuidade reforça o compromisso das duas instituições com o compartilhamento de conhecimento e com o intercâmbio de experiências no ensino superior.
A vivência tem como objetivo principal a elaboração de competências com vista ao apoio às ações de internacionalização e desenvolvimento institucional nos âmbitos do ensino, pesquisa/inovação, extensão e gestão desenvolvidas pelo IFRJ.
“Para nós, é importante oferecer essas oportunidades de capacitação internacional para nossos servidores, pois assim eles podem se tornar multiplicadores do que foi aprendido e ensinado às instituições parceiras”, afirmou o reitor do IFRJ, Rafael Almada.
“A continuidade deste programa é reflexo do impacto positivo da primeira edição e da aposta estratégica do Politécnico de Viana do Castelo na partilha de conhecimento”, destaca a vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale.
Ação de formação personalizada e crescimento através da internacionalização
Durante a visita, os servidores do IFRJ terão oportunidade de participar em workshops, sessões de trabalho e visitas técnicas a todas as Escolas Superiores do IPVC, que irão abranger áreas como gestão acadêmica, inovação pedagógica e estratégias de comunicação. A diferença está nos perfis dos participantes, que levam novos desafios e expectativas, proporcionando um programa ajustado às suas áreas de especialização.
“O crescimento através da internacionalização também se faz pela partilha de experiências e de boas-práticas. E é isso que estamos a fazer. Esta ação de capacitação não só fortalece os laços entre as duas instituições, mas também contribui para a melhoria contínua da qualidade do ensino, da forma de funcionamento e da investigação praticada”, acrescenta, ainda, Ana Paula Vale.
A agenda culminará numa sessão de encerramento, onde serão compartilhadas as experiências adquiridas e debatidas as oportunidades de colaboração futura entre as duas instituições.
Com informações da Comunicação do IPVC